Clique no anexo abaixo para ter acesso as datas e horários das reuniões dos Conselhos dos Polos Turísticos
Assecom/RNSustentável23/08/2016
As reuniões serão para apresentar do Diagnóstico do Turismo e do Plano Estratégico e Marketing para elaboração das estratégicas de desenvolvimento do
Diagnóstico do Turismo do Rio Grande do Norte
Clique no anexo abaixo para ter acesso as datas e horários das reuniões dos Conselhos dos polos turísticos que acontecem nos meses de agosto e setembro. As reuniões serão para apresentar do Diagnóstico do Turismo e do Plano Estratégico e Marketing para elaboração das estratégicas de desenvolvimento do Estado do RN. ____ Mais um passo importante será dado próxima semana para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo e Marketing para o Rio Grande do Norte. A ação inédita promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, pretende fornecer diretrizes para o fomento do setor através de uma farta base de dados e estudos levantados em cada um dos municípios pertencentes ao novo Mapa do Turismo atualizado conforme a Portaria do Ministério do Turismo.
O Plano está na fase de complementação e discussão do diagnóstico preliminar já elaborado. Esta fase pressupõe a obtenção de dados que garantam uma avaliação precisa e abrangente sobre aspectos que direta ou indiretamente influenciam e determinam o desempenho do Turismo. Então contamos com a participação fundamental dos agentes do turismo para fornecer esses dados, principalmente os representantes das instâncias de governança, uma vez que todo o processo é participativo, recomendou a subsecretária de Turismo, Solange Portela.
Para tal já foi comunicado a diversas entidades públicas e privadas o agendamento de reuniões a partir desta terça-feira (23), na Setur RN (Centro de Convenções de Natal). Inicialmente os encontros captarão informações fornecidas por associações, instituições e empresas relacionadas ao turismo. Em seguida, a partir de quinta-feira (25), tem início as reuniões in loco nos cinco pólos turísticos do Estado, também para reforçar a pesquisa e debater outros assuntos. Na ocasião, a equipe de especialistas da Empresa Solimar responsável pelo estudo também fará visita a diversos atrativos turísticos do Estado, para melhor compreender o fluxo de visitação e trabalhar as estratégicas de marketing para alcance de resultados positivos.
Precisamos conhecer melhor os dados econômicos e sociais, a dinâmica estadual intra pólos, as finanças públicas, os projetos e planos atuais dos governos, a infraestrutura, os serviços e equipamentos disponíveis, os serviços sociais e outros relacionados mais especificamente à atividade do turismo para podermos direcionar ações e políticas públicas para o setor, bem como, trabalhar as ações de marketing de maneira planejada, ratifica o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
Desde o último mês de fevereiro, a empresa Solimar International, vencedora do processo licitatório, com recursos do Projeto RN Sustentável, tem trabalhado na elaboração do Plano uma ação inédita na história do turismo potiguar, e que atende o que prevê a Lei Estadual do Turismo. Neste período, foram realizadas oficinas de trabalho em cada um dos Polos Turísticos do Estado com o objetivo de conhecer e priorizar as atrações mais competitivas do Polo e identificar, discutir e atualizar os desafios e oportunidades mais importantes do Polo.