Governo do Estado e UFRN firmam acordo para implementação de Parque Tecnológico
Assecom Projeto Governo Cidadão09/09/2021
Serão investidos R$ 8,4 milhões em recursos estaduais viabilizados pelo Governo Cidadão junto ao Banco Mundial
O Governo do Estado firmou acordo de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para implantação e operação do Parque Científico Tecnológico Augusto Severo - PAX, em Macaíba. Em evento realizado nesta quinta-feira (9), a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto, os secretários Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão) e Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), formalizaram o acordo em solenidade realizada no local onde será implantado o equipamento.
O parque tecnológico promoverá polos de inovação e empreendedorismo em áreas econômicas vitais para o desenvolvimento econômico do RN, como energias renováveis, mineração, pesca, aquicultura, setor têxtil, turismo, fruticultura e serviços.
“Hoje talvez seja uma das datas mais marcantes no destino do povo potiguar. Estamos dando um passo ousado para o Parque Tecnológico, com foco no desenvolvimento econômico de forma sustentável, fomentando a produção de conhecimento através da ciência, da tecnologia e da inovação”, declarou a governadora, citando, ainda, o trabalho do médico e cientista Miguel Nicolélis com este mesmo intuito no Estado.
O investimento do Governo, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, foi garantido ainda em 2019, mas a implementação enfrentou dificuldades como questões de dominialidade do terreno, modelo de gestão e projetos de engenharia que vêm sendo solucionadas junto à UFRN. A instituição, além de parceira nesta implementação, é proprietária do imóvel onde funcionará o equipamento. Ao final da implementação terão sido investidos R$ 8,4 milhões, por meio do Projeto Governo Cidadão e Sedec RN.
“Esse é mais um avanço deste Governo. O PAX será um importante instrumento para o desenvolvimento do RN no que diz respeito a soluções avançadas nos setores de Energia, Saúde e Tecnologia da Informação”, pontuou Mineiro, lembrando que “este é resultado de trabalho integrado orientado pela governadora Fátima, e que, com o novo plano de aplicação do empréstimo aprovado pelo Banco Mundial, em março deste ano, foi possível avançar nas discussões sobre o investimento no parque”.
Corroborando Mineiro, Jaime Calado disse que “este será o novo endereço ciência, tecnologia e inovação do RN. A iniciativa representa pensamento, parceria, diálogo permanente e compromisso deste Governo com desenvolvimento do RN”, disse.
O PAX funcionará em uma área de 100 hectares, com uma estrutura com 15 mil m² de área construída. A parceria para viabilizá-lo envolve o Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão, Sedec, Universidade Estadual do RN (UERN) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapern), UFRN, Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), Instituto Santos Dumont (ISD), Sebrae e Sesi-RN, Instituto Federal do RN (IFRN) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER).
“Esse empreendimento vai mudar o cenário do RN, no que diz respeito à inovação e empreendedorismo em áreas econômicas importantes. Depois de pronto, será um divisor de águas para o desenvolvimento do Estado”, destacou o reitor da UFRN, José Daniel Diniz.
Além dos já citados, participaram do evento os secretários de Estado de Infraestrutura e de Educação, Gustavo Coelho e Getúlio Marques; o adjunto da SIN, Haroldo Filho; opresidente da FAPERN, Gilton Sampaio; o procurador do Estado, Luís Antônio Marinho; os senadores Jean Paul Prates e Zenaide Maia; o deputado estadual Hermano Moraes; o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, acompanhado de vereadores do município; o vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva; a coordenadora do projeto do parque tecnológico e o coordenador administrativo do ISD, Ângela Paiva e Jovan Gadioli; o representante da Fecomercio, Jaime Mariz; do Sebrae, Zeca Melo; da Fiern, Djalma Barbosa Cunha Jr e demais representantes do setor produtivo, empresarial e de universidades potiguares.