RN dá continuidade a capacitações para fortalecer a cadeia de Leite e Derivados
Assecom Governo Cidadão29/04/2022
Beneficiários do Governo Cidadão, proprietários de queijeiras equipadas, receberam cursos técnicos
O Governo do RN segue trabalhando pelo fortalecimento da pecuária leiteira. De 18 a 23 de abril, 35 queijeiros beneficiados com a construção e a aquisição de equipamentos para suas unidades passaram por qualificação para tornarem-se responsáveis técnicos dos seus empreendimentos. A primeira etapa da capacitação ocorreu nos municípios de Caicó, Parelhas e Jucurutu. Todos os benefícios se deram por meio do Edital de Leite e Derivados do Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE).
O Poder Executivo estadual investiu R$ 120 mil, recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, nesta parceria com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas empresas.
As três turmas, que tiveram dois dias de capacitação cada, ampliaram o conhecimento sobre os queijos artesanais abrangendo as normas, história, variedades, qualidades e defeitos; análises e controles do rebanho e do leite; as boas práticas de produção (e do queijo artesanal); o novo regulamento do RN; e a análise de queijos, degustações e avaliações.
“Essa é mais uma forma de dar sustentabilidade aos investimentos do Governo, de maneira a ajudar a colocar e promover a manutenção dos empreendimentos implementados por meio do Projeto Governo Cidadão, neste caso, as queijeiras construídas no Seridó”, destacou o secretário de Estado da infraestrutura, Gustavo Coelho, que está respondendo pelo Projeto Governo Cidadão (em Substituição Legal - Portaria Nº 68, de 28 de março de 2022, publicada no Diário Oficial do Estado em 29 de março de 2022).
“Essa capacitação que estamos recebemos é das mais importantes. Estamos nos aprimorando cada vez mais em nosso negócio, e mais que isso, nos tornando especialistas para sermos técnicos responsáveis, o que vai gerar economia, acelerar os processos, mas sem trazer nenhum prejuízo aos produtos”, comemorou o produtor do município de Tenente Laurentino Cruz, Lucenildo Firmino, o Galego da Queijeira.
LEGISLAÇÃO
Como parte das ações de fortalecimento da Pecuária Leiteira e em concordância com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a governadora Fátima Bezerra anunciou a modernização da Lei do Queijo - Nivardo de Melo, em novembro de 2021.
A Lei 159/2016 que dispõe sobre a fiscalização, fabricação e venda de queijos e manteiga artesanais no Estado, trouxe a modernização para mais de 300 queijeiras que estão sendo beneficiadas com a desburocratização para a certificação, de forma que esses produtores possam passar pelas etapas de fabricação de produtos puros e de qualidade, tendo legitimidade para sua comercialização. Dentre tantos benefícios, essas unidades que continuam seguindo todas as legislações sanitárias dos órgãos reguladores, mas sem tantos entraves burocráticos, passaram a poder contar com o próprio queijeiro como o responsável técnico do empreendimento, desde o mesmo esteja capacitado para tal fim.
EDITAL DO LEITE E DERIVADOS
O Edital do Leite e Derivados do Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão e da SAPE, construiu e está aparelhando 39 queijeiras ligadas às cooperativas Agropecuária do Seridó (Capesa) e dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs). Todas as unidades foram estruturadas sob os padrões sanitários vigentes.
A Coafs e a Capesa ainda receberam, respectivamente, reforma e usina fotovoltaica que fornecerá parte da energia de que necessitam. No caso da Capesa, a usina serve ao funcionamento das unidades de beneficiamentos ligadas à cooperativa. A iniciativa se deu a partir do investimento estatal que ultrapassa os R$ 20 milhões, viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial.