Projeto multisetorial integrado que tem como meta contribuir, em
cinco anos, com as mudanças no cenário
socioeconômico do Rio Grande do Norte, através da
implementação de um conjunto de ações
articuladas destinadas a reverter o baixo dinamismo do Estado, com
foco na redução das desigualdades regionais,
além de apoiar ações de
modernização da gestão pública para
prestação de serviços de forma mais eficaz e
eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da
população potiguar.
O objetivo de desenvolvimento do Projeto RN Sustentável
é contribuir para os esforços do Estado para: (i)
aumentar a segurança alimentar, o acesso à
infraestrutura produtiva e o acesso a mercados para a agricultura
familiar; (ii) melhorar o acesso e a qualidade dos serviços
da educação, da saúde e da segurança
pública; e (iii) melhorar os sistemas de controle de
despesas públicas, dos recursos humanos e da gestão
de ativos físicos, no contexto de uma abordagem de
gestão baseada em resultados.
O Projeto está organizado em três grandes Eixos
Estratégicos:
Componente 1 – Desenvolvimento Regional Sustentável
Subcomponente 1.1: Investimentos Estruturantes e
Fortalecimento da Governança Local Subcomponente 1.2:
Investimentos em Inclusão Produtiva, Social e Ambiental
Componente 2 – Melhoria dos Serviços Públicos
Subcomponente 2.1: Atenção à
Saúde Subcomponente 2.2: Melhoria da Qualidade da
Educação Básica Subcomponente 2.3: Melhoria
da Segurança Pública e da Defesa Social
Componente 3 – Melhoria da Gestão do Setor
Público Subcomponente 3.1: Planejamento Integrado e
Orientado para Resultados e Gerenciamento Orçamentário
e Financeiro Subcomponente 3.2: Modernização das
Instituições Estaduais Prioritárias e dos
Sistemas Administrativos do Estado Subcomponente 3.3:
Gestão Estratégica e Eficiente dos Recursos Humanos e
de Ativos
A Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão
– SEPLAN é a Coordenadora Geral do Projeto, e
através da Unidade de Gerenciamento do Projeto – UGP,
será diretamente responsável pela gestão,
planejamento, monitoramento e avaliação de todas as
atividades previstas, bem como pelo gerenciamento financeiro de
projetos e contratos, licitações, desembolsos e
contabilidade, além da implementação dos
instrumentos de salvaguardas sociaambientais, tanto no nível
central como regional.
A execução operacional dos investimentos será
compartilhada com os seguintes Órgãos e Entidades da
Administração Direta e Indireta, qualificados como
co-executoras do Projeto, por meio de suas Unidades Executoras
Setoriais (UES):
Órgãos Co-executores do Projeto por componente:
COMPONENTE
ÓRGÃOS
CO-EXECUTORES
COMPONENTE 1
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da
Pesca – SAPE;
Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação
e da Assistência Social – SETHAS;
Secretaria de Estado do Turismo – SETUR;
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico
– SEDEC; e
Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte
– DER.
COMPONENTE 2
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura
– SEEC;
Secretaria de Estado da Saúde – SESAP;
Secretaria de Estado da Segurança Pública e da
Defesa Social – SESED.
COMPONENTE 3
Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão -
SEPLAN; e
Secretaria de Estado da Administração e dos
Recursos Humanos.
Beneficiários. Devido o caráter multissetorial do
Projeto RN Sustentável existem públicos-alvo
diferenciados, de acordo com a área de atuação e
componentes/subcomponentes do Projeto, embora todos estejam amplamente
ligados ao mesmo grupo-alvo, ou seja, a população
localizada nas regiões menos desenvolvidas do Estado, carente
de acesso a serviços e equipamentos públicos de
qualidade e em situação de vulnerabilidade
socioeconômica.
Resultados Esperados. Os principais resultados esperados do
Projeto são: (i) aumento dos investimentos produtivos para
inclusão produtiva nos mercados e segurança alimentar
nos vazios de desenvolvimento do Estado; (ii) melhorar a cobertura dos
serviços de saúde materno-infantil, oncologia e cuidados
de emergência no Estado; (iii) melhorar a qualidade do ensino na
educação básica; (iv) melhorar a capacidade do
Estado em responder à insegurança do cidadão; e
(v) reforçar a capacidade do Estado para o planejamento e
implementação de políticas, programas e projetos.
Estratégia de Focalização. O Projeto
será executado em todo território do Rio Grande do
Norte, dentro de uma concepção estratégica de
desenvolvimento regional sustentável, tendo por
referência os 10 (dez) territórios1 do Estado,
visando à integração e coordenação
dos vários programas e projetos do Governo Federal, Estadual e
Municipais, voltados à inclusão econômica e
social.
Como o Projeto RN Sustentável possui caráter
multisetorial integrado, a abordagem de pacotes de
intervenções facilitará a definição
de uma estratégia territorial: primeiro foram identificadas as
regiões mais carentes de serviços básicos e
oportunidades, que devem ser apoiadas de forma universal sujeito
às restrições dos recursos do Projeto. Uma vez
selecionadas essas regiões, foi definido o escopo territorial
para as intervenções produtivas, devendo ser organizadas
em torno dos três eixos: (i) a recuperação do
antigo centro dinâmico da região do Seridó, (ii) o
desenvolvimento do cinturão central caracterizado por um
verdadeiro vazio de desenvolvimento, e (iii) o desenvolvimento do
Oeste Potiguar, caracterizada por um abandono em relação
à oferta de serviços públicos e
penetração muito restrita da atividade econômica
formal2.
Meta. Atender 585.000 (quinhentos e oitenta e cinco mil)
pessoas, sendo 400.000 (quatrocentos mil) pessoas pobres, dentre elas
60% constituída por mulheres (240.000 mulheres).
1 Territórios rurais trabalhados pelo Governo
Federal (06 deles são Territórios da Cidadania).
2 Para maior detalhamento vide “Texto base –
estratégia de focalização do Projeto RN
Sustentável” (www.rnsustentavel.rn.gov.br).
Descrição
dos Componentes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL.
Proporcionará apoio técnico e financeiro para os
investimentos prioritários voltados a
implementação de elementos-chaves da estratégia
de desenvolvimento regional integrado, através do financiamento
de infraestrutura socioeconômica (estradas, equipamento
turísticos, etc), investimentos socioambientais e produtivos
(orientados ao mercado) com foco na redução das
desigualdades regionais.
O Projeto apoiará a estratégia de inclusão
socioeconômica e o desenvolvimento regional sustentável
através das seguintes atividades: (a) melhoria da
inclusão e da competitividade das organizações
produtivas nos territórios prioritários; (b)
promoção de boas práticas socioambientais nas
áreas de microbacias mais susceptíveis à
degradação ambiental; (c) apoio a projetos voltados ao
fortalecimento da capacidade dos agricultores familiares nas
áreas com potencial de irrigação, visando
aumentar a produtividade, qualidade e confiabilidade de sua
produção; (d) promoção da inclusão
de jovens e mulheres no mercado de trabalho; (e)
promoção do fortalecimento da governança
local/territorial; e (f) melhoria e expansão da infraestrutura
socioeconômica voltada ao desenvolvimento da logística
regional integrada.
Público alvo do Subcomponente. Será formado pelas
organizações sociais, cooperativas, redes ou
alianças formais de produtores prioritariamente da agricultura
familiar, trabalhados sob a perspectiva de APLs das atividades
agrícolas e não agrícolas, e empreendedores da
área urbana e rural atuando em redes de economia
solidária, inclusive jovens, mulheres, remanescentes de
quilombolas e indígenas.
Meta: Beneficiar aproximadamente 20.000 famílias,
envolvendo cerca de 70.000 pessoas, em 400 projetos coletivos de
iniciativas de negócios sustentáveis; 1.000 projetos
individuais de iniciativas de negócios ligados à redes
de economia solidária; e 260 projetos socioambientais.
Subcomponente 1.1 – Investimentos Estratégicos e
Fortalecimento da Governança. O Projeto apoiará a
ampliação e a melhoria da infraestrutura
socioeconômica capaz de alavancar os investimentos produtivos,
bem como fortalecer as atividades regionais (estradas, equipamentos
turísticos, centrais de comercialização,
estações de piscicultura, unidades de vigilância
sanitária/animal, etc); além de atividades de apoio ao
fortalecimento da governança local e territorial, envolvendo:
(a) estudos, diagnósticos e planos estratégicos dos
APLs, e planos de negócios; (b) mobilização e
sensibilização; (c) prestação de
serviços especializados de ATER; (d) formação e
capacitação; (e) divulgação e marketing.
Subcomponente 1.2 – Investimentos em Inclusão
Produtiva, Social e Ambiental. O Projeto apoiará as
ações de fortalecimento e consolidação dos
empreendimentos dos agricultores familiares e suas
organizações, através de subsídios focados
na melhoria e no aumento da produção, produtividade, e
na inserção dos produtos no mercado, possibilitando o
aumento da participação dos agricultores
familiares nos elos de maior valor agregado das cadeias
produtivas (produção agrícola e não
agrícola), de forma econômica, social e ambientalmente
sustentável. Serão apoiados ainda, projetos
socioambientais voltados a promoção de boas
práticas ambientais com ênfase na sustentabilidade,
segurança alimentar, na convivência com o
semiárido e preservação do meio ambiente.
MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
O Projeto irá apoiar ações voltadas à
melhoria da qualidade e do acesso dos serviços públicos
essências (ou seja, saúde, educação e
segurança), priorizando os territórios mais
vulneráveis do Estado de acordo com a estratégia de
focalização e desenvolvimento regional.
Subcomponente 2. 1: Atenção à Saúde. O
projeto apoiará a estratégia do Estado na melhoria da
qualidade da prestação de serviços de
saúde, garantindo o acesso adequado para tratamentos
especializados nos territórios prioritários do Estado. A
estratégia visa introduzir alterações ao modelo
de cuidados de saúde através da melhoria da
prestação de serviços voltados aos cuidados
primários nos municípios, sintetizados nos seguintes
objetivos específicos: (a) redução das taxas de
mortalidade materno-infantil, (b) aumento da disponibilidade de
diagnóstico precoce de qualidade para câncer de mama e
colo do útero, e (c) aumento da disponibilidade de
instalações, bem como de recursos humanos e financeiros
para estabelecer em todo o Estado a regionalização da
rede de emergência de saúde.
Público Alvo do Subcomponente: O Projeto
proporcionará um maior acesso a serviços de
saúde, em especialmente para: (i) crianças com idade de
0 - 24 meses, (ii) mulheres em idade reprodutiva, que correm o risco
de mortalidade materna, (iii) mulheres com idade entre 25 - 69, que
correm maior risco de câncer de mama e do colo do útero,
(iv) a população em geral que necessidade de atendimento
de emergência. Este subcomponente também irá
beneficiar as equipes de gestores estaduais e municipais de
saúde, através de mecanismos de reforço na
gestão, que são essenciais para a
prestação de serviços.
Este subcomponente irá apoiar a estratégia para o
setor da saúde através das seguintes atividades:
Subcomponente 2. 2: Melhoria da Qualidade da Educação
Básica. O objetivo geral do governo para o setor na
educação é garantir a melhoria da
Educação Básica do Estado para que todas as
crianças no Rio Grande do Norte tenham acesso à
educação de boa qualidade, apoiando a estratégia
para o setor da educação através de: (i)
desenvolvimento de novos currículos e programas para a
adequação básica; (ii) promoção de
melhorias educacionais a nível escolar através do
financiamento de subprojetos de inovações
pedagógicas; (iii) financiamento de um sistema de monitoramento
e avaliação, com a implantação do
Observatório da Educação para monitorar a
qualidade da escola, e de um sistema da melhoria do
acompanhamento e avaliação da gestão escolar, com
a implantação de um Sistema Estadual de
Avaliação da Educação, visando avaliar a
performance dos alunos e das escolas; (iv)
implementação padrões mínimos operacionais
em escolas básicas; (v) definição e
implementação de mecanismos de assistência
técnica para apoiar melhorias no sistema municipal de ensino; e
(vi) desenvolvimento de instrumentos e ações de
apoio ao desenvolvimento regional, incluindo a
construção de escolas rurais, fornecimento e programas
de alfabetização e ensino técnico-profissional
para jovens e adultos que participam das atividades de inclusão
produtiva.
O subcomponente está divido em dois grupos de atividades, a
saber:
(a) Grupo A – Melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem –
(i) construção das diretrizes e matrizes curriculares da
rede estadual de ensino; (ii) desenvolvimento de programa de
inovação e práticas pedagógicas para
solucionar as fragilidades apresentadas pelas escolas; (iii)
implantação do sistema de monitoramento e
avaliação educacional e do observatório da vida
do estudante da educação básica; (iv) programa de
definição de Padrões Mínimos para as
escolas (pedagógico e infraestrutura física); e (v)
definição de um programa de apoio sistemático aos
municípios; e
(b) Grupo B – Integração da Educação
Pública à Agenda de Desenvolvimento – (i)
apoio a investimentos de infraestrutura à
educação no campo; (ii) apoio a
alfabetização dos agricultores familiares envolvidos no
Projeto; (iii) Integração da rede de
educação profissional às cadeias produtivas
regionais; e (iv) Fomento a agricultura familiar para a
inserção ao Programa Nacional de
Alimentação Escolar (PNAE).
Publico Alvo do Subcomponente: Alunos e
profissionais da educação da rede pública
estadual e municipal de ensino.
Meta: As melhorias na educação apoiadas pelo
Projetoirão beneficiar mais de 300 mil alunos
matriculados nas 700 escolas estaduais do Rio Grande do Norte (589
urbanas e 111 rurais), representando 40% da população
total dos alunos matriculados na educação básica
do Estado. Além disso, o subcomponente proporcionar
ações específicas voltadas aos grupos mais
vulneráveis, ou seja, os agricultores familiares, que se
beneficiarão de alfabetização (12,5 mil alunos
alfabetizados) e acesso à compra institucional através
do Programa Nacional de Alimentação Escola - PNAE, bem
como, os jovens e mulheres moradores de áreas economicamente
marginalizadas que se beneficiarão de maior acesso ao mercado
de trabalho orientado para programas de formação
técnica e profissional (aproximadamente 15 mil alunos da
educação profissional).
Subcomponente 2.3: Melhoria da Gestão de Segurança
Pública. As atividades dirigidas para melhorar o
processo de gestão integrada da Secretaria de Segurança
e da Defesa Social incluem investimentos para apoiar os processos de
controle e monitoramento dos principais indicadores para gestão
estadual da segurança. O objetivo é permitir o
diagnóstico das principais fontes de violência
vivenciadas nas comunidades, assim como apoiar os principais programas
de inclusão social em curso, com foco na segurança
preventiva e na educação através de: (i)
fortalecimento dos processos de gestão integrada da Secretaria
de Segurança da Defesa Social (SESED); (ii) melhoria dos
sistemas de informações de segurança
pública; (iii) fortalecimento dos programas específicos
focados na prevenção da violência e da
educação, bem como no apoio às vitimas.
Publico Alvo do Subcomponente: os investimentos irão
beneficiar a população em geral, apoiando a
gestão da Segurança Pública do Estado para
melhorar a sua capacidade de resposta a incidentes criminais,
monitoramento da segurança dos cidadãos e do arquivo de
registros oficiais de documentos civis e criminais. O Projeto
também irá beneficiar os grupos de maior risco em sofrer
os efeitos negativos do aumento da violência e
insegurança, com os jovens e as minorias. As atividades
específcas a serem implementadas (apoio ao Programa de
Resistência às Drogas – PROERD e da Coordenadoria
de Defesa dos Direitos das Mulheres e Minorias – CODIMM)
beneficiarão crianças e jovens na escola; mulheres,
idosos; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais
–GLTT, que são vítimas de violência.
MELHORIA DA GESTÃO DO SETOR
PÚBLICO
Proporcionará apoio técnico e financeiro nas
ações setoriais prioritárias que fazem parte da
estratégia do Governo para promover a
modernização da gestão do setor público em
setores estratégicos do Estado, a fim de reforçar a
eficiência e a eficácia do orçamento central,
finanças e processo de planejamento e gestão, bem como
na prestação de serviços públicos da
saúde, da educação e da segurança
pública.
Público Alvo: Os efeitos das ações que
compõem este componente deverão repercutir no conjunto
da sociedade potiguar, elevando a capacidade do Estado em prover os
serviços públicos necessários ao desenvolvimento
econômico e social do Rio Grande do Norte em bases
sustentáveis.
O Componente financiará o fortalecimento da governança
institucional do Estado, por meio de: (i) melhoria da gestão do
setor público com a oferta mais eficaz e eficiente dos
serviços públicos; e (ii) aumento da disponibilidade de
recursos públicos – para políticas sociais e
investimentos – com resultado da redução de gastos
com recursos humanos e custeio. O Governo irá acompanhar a
melhoria dos serviços essenciais (saúde,
segurança e educação) através de pesquisas
sistemáticas (usando TI), sistemas de monitoramento e controle
voltados aos programas e ações estratégicos (sala
de situação).