Chico do Doce na torcida para que seu projeto seja contemplado
Assecom/RNSustentável07/07/2014
Doces caseiros e lambedor
"Fiz minha inscrição no Edital 002 que beneficia a Agricultura Familiar, estou muito confiante que serei contemplado. O RN Sustentável é um projeto importante para quem planta e colhe como eu, pretendo adquirir novos equipamentos para produção de doces, lambedor e licor", disse Chico do Doce que é um dos associados ao Instituto Pium de Cultura.
Chico do doce é natural de Currais Novos e há 30 anos faz doces em gerais, garrafadas, lambedor, chouriço, bolos e na época das festas juninas vende comidas de milho, também produzida por ele como pamonha, canjica.
"Sou eu mesmo quem planto e colho. Algumas das ervas medicinais eu mesmo vou no mato e tiro", relata. Chico afirma que não tem terras para plantar, que plantações de arvores frutíferas matéria prima principal dos doces caseiros são feitas nos canteiros de Currais Novos, ou no quintal de casa.
Através do Instituto Pium ao qual Chico é associado ele participa de feiras e eventos sempre comercializando seus doces. No dia 12 de Julho, ele avisa que estará presente na Festa de Sant´Ana , na cidade de Currais Novos expondo seus produtos. Além de plantar e colher, Chico com ajuda de alguns familiares é quem cozinha os doces e guloseimas. "Minha avó Chiquinha ainda é viva, vai completar 115 anos, foi ela quem ensinou a mim e meus familiares a fazer doce caseiro, e é disso que minha família vive. Além de comercializar em feiras e eventos, visito repartições como UFRN, Centro Administrativo, Câmara Municipal, Prefeitura, conveniências que vendem produtos sertanejos".