Trocar experiências de sucesso para otimizar ações é uma pratica do Projeto RN Sustentável, coordenado pela Secretaria de Planejamento do Estado. Seguindo esta orientação, na manha desta segunda-feira, 09, uma equipe do Projeto esteve reunida para acompanhar os exemplos de sucesso em tecnologia social que estão sendo realizadas pela Embrapa.
Na apresentação realizada pelo técnico Enio Girão que contou com a presença do presidente da EMPARN, José Geraldo, foram compartilhadas soluções de sucesso como fogões ecoeficientes, fossas verdes, quintais produtivos, entre outras tecnologias sociais que promovem ações sustentáveis para o semiárido. "Estamos abertos para ensinar e aprender com a equipe deste importante Projeto que é o RN Sustentável. O nosso modo de agir é apoiando as comunidades mas são elas que abraçam as ações para que mesmo depois da nossa atuação, o trabalho continue avançando," enfatizou o pesquisador da Embrapa Ênio Girao.
A coordenadora do RN Sustentável,Ana Guedes, frisou as recomendações do Banco Mundial e do governo do Estado que é de promover essas ações articuladas e integradas com órgãos parceiros pelo bem coletivo. " Para nós estas informações são fundamentais porque o projeto RN Sustentável se propõe a financiar tecnologias sociais e apoiar as comunidades mais fragilizadas. Esta parceria entre órgãos muitas vezes não envolve recursos envolve facilitações para otimizar o trabalho."Concluiu agradecendo o fortalecimento da Embrapa nesta parceria.
Na oportunidade o consultor ambiental do RN Sustentável, Josenberg Rocha mostrou aos pesquisadores da Embrapa a priorização do RN Sustentável com a priorização do acesso a água que é proposto no edital 001.