Nessa comunidade moram 245 famílias consideradas antecessores dos índios Potiguára
Na zona rural de João Câmara existe uma comunidade chamada "Os Mendonça do Amarelão" que se autodeclara comunidade indígena. Segundo a história oral o nome Amarelão se deu por causa de um antigo ritual em louvor ao Sol e Mendonça era o nome de um dos primeiros indígenas que habitavam a comunidade.
Nessa comunidade moram 245 famílias consideradas antecessores dos índios Potiguára, 95% da produção gira em torno do beneficiamento da castanha de caju. Ampliar as opções de trabalho é uma das metas apresentadas pelos participantes da reunião que estão se organizando para trabalhar em hortas comunitárias e na psicultura.
Dona Ivoneide Campo, uma das líderes do Amarelão está otimista com o Projeto, mas anda preocupada por saber que só pode manifestar interesse através do Conselho do município de João Câmara que ainda não está completamente regularizado. "Nós fomos informados que faltam alguns documentos e vamos procurar o Presidente eleito do Conselho para ver no que podemos ajudar, porque participar do Projeto é muito importante para nós", declarou.
No próximo dia 02 de junho os editais serão lançados e ficarão durante 30 dias abertos e disponíveis no site: www.rnsustavel.rn.gov.br