Projeto RN Sustentável é apresentado em reunião com 150 lideranças territoriais da região do Sertão do Apodi e autoridades do meio rural
A coordenadora do RN Sustentável, Ana Cristina Guedes, e a técnica Cristina Dantas, apresentaram esta semana o Projeto de empréstimo de US$ 360 milhões do Banco Mundial ao Estado do Rio Grande do Norte, em reunião com 150 lideranças territoriais da região do Sertão do Apodi e autoridades do meio rural, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais.
A apresentação do RN Sustentável atendeu a um convite do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Projeto Dom Helder Câmara. As técnicas da Secretaria do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) detalharam as oportunidades de empréstimos previstas no Projeto, esclarecendo as dúvidas levantadas quanto à apresentação de projetos e as datas para liberação de recursos.
Ana Guedes e Cristina Dantas disponibilizaram aos participantes do encontro a minuta da Lei dos Conselhos Municipais - órgãos que serão a porta de entrada do RN Sustentável - a serem apreciadas pelas Câmaras Municipais. Alertaram, ainda, para a questão da inadimplência de algumas Associações Produtivas, que terão de regularizar suas prestações de contas, sob pena de não ter acesso aos recursos.
O convite do MDA possibilitou a realização de mais uma etapa de divulgação do Projeto RN Sustentável no interior do Rio Grande do Norte. Participaram da reunião representantes de todos os municípios que formam o território do Sertão do Apodi, associações de trabalhadores, representantes do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), dos movimentos da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, das Câmaras Municipais, Prefeituras e agentes financeiros.