Lançamento dos Editais de Cultura do RN Sustentável
Assecom/RNSustentavel07/05/2014
O edital será disponibilizado nos sites do RN Sustentável e da SecultRN/FJA a partir de 15 de maio.
Se a música gera desenvolvimento? Os amigos José, João e Wilson não têm dúvida. Eles são integrantes da banda filarmônica de Santo Antônio e de Monte Alegre, regidas pelo maestro Luiz Dantas que também participou do lançamento dos editais de cultura do RN Sustentável, no teatro Alberto Maranhão, hoje (07). "A música traz renda e alegria para a gente. Queríamos que outros jovens tivessem oportunidade e vontade de participar das bandas de músicas", concluíram os jovens músicos. Oportunidade vão ter sim! Através do Projeto RN Sustentável todas as cidades do Rio Grande do Norte vão ganhar uma banda filarmônica. "O investimento previsto é de 6,7 milhões para 75 bandas, priorizando os municípios que ainda não têm ou que estão desativadas há mais de 10 anos. Uma prova de lisura deste governo que vai proporcionar uma escola de iniciação musical para milhares de jovens," ressaltou a Secretaria de Cultura Isaura Rosado.
Para a governadora Rosalba Ciarlini, que tem a música na genética da família, o investimento nas bandas é emocionante por vários motivos. "Pela inclusão social e cultural que proporciona e por ampliar o que os meus antepassados fizeram pela música do RN que se tornará o número 1 da música no Brasil. As bandas potiguares precisam passar e encantar todo o Brasil", concluiu a chefe do executivo estadual. O lançamento dos editais contou com a participação de vários grupos culturais, que aplaudiram vigorosamente a iniciativa " A maior herança que a gente deixa é apoiar a arte. O bem que a cultura proporciona é imensurável," disse Leninha Campos - regente do coral Harmus.
Rosana Lemos, coordenadora de bandas da Funarte se emocionou com o evento: "Parabéns ao governo do Estado pelas ações em favor das bandas, foi um dos eventos mais emocionantes que já participei. "
O maestro Humberto BemBem que coordenará as ações das bandas do RN Sustentável regeu o hino nacional com todos os músicos presentes. "Enfim as bandas estão sendo valorizadas como merecem, estamos muito felizes! Parabéns ao governo, ao Banco Mundial, a todos que estão tornando esse antigo sonho uma realidade." O edital será disponibilizado nos sites do RN Sustentável e da SecultRN/FJA a partir de 15 de maio. Durante todo o mês de maio, será intensificada a mobilização e a divulgação, em todo o território do Rio Grande do Norte. As inscrições estão abertas até 15 de julho.