Várias autoridades prestigiaram o lançamento dos editais do RN Sustentável no território Serido. O evento que estava lotado de potenciais beneficiários, foi realizado no teatro da cidade Adjuto Dias." O povo sertanejo merece receber projetos grandes como este. Todos trabalham com determinação e muito amor pela terra," ressaltou a governadora Rosalba Ciarlini.
O agricultor José Morais do perímetro irrigado de Caico acompanhou atento toda a programação. Ele já se prepara para fazer projetos e melhorar a produção de sua comunidade. "São 63 colonos que precisam de apoio para a gente conseguir fazer mais e melhor. Tô com fé neste projeto." concluiu.
Este território contempla as cidades de Currais Novos, Caicó, Acari, Santana do Matos, Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova, Tenente Laurentino, São Vicente, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Equador, Santana do Seridó, Ouro branco, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Cruzeta, Florânia, Jucurutu, São Fernando, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São José do Sabugi e Ipuera e receberá 29 milhões em recursos para a melhoria dos serviços nas áreas de saúde, segurança, educação e turismo. Estão previstos o aparelhamento, ampliação e reforma do hospital de Caicó, Melhorias em 05 maternidades, Esgotamento Sanitário de Cerro Corá, sinalização turística da região e reforma e ampliação de 13 escolas além de equipamentos de tecnologia de informação para todas as delegacias. Nesta primeira etapa serão lançados 45 milhões em editais para o apoio a projetos socioambientais, de economia solidária e bandas filarmônicas. " Esses editais são abertos para todas as associações e cooperativas formalmente constituídas há mais de 2 anos e que atendam os pré-requisitos determinados nos editais como processo de organização, composição do grupo, atividade que produz entre outros," ressaltou a gerente executiva do projeto Ana Guedes.
O RN Sustentável é coordenado pela secretaria de planejamento e realizado pelo Governo do Estado a partir de um acordo de empréstimo com o banco mundial e tem previsão de 5 anos de investimentos e acompanhamento de resultados. "A gente estava precisando de um projeto como este. Estamos pensando em fazer projetos para beneficiar as frutas do nosso assentamento. Somos 10 famílias com muita vontade de trabalhar," completou a agricultora Lenira Maria da Silva, presidente da associação do assentamento Boa Sorte, em Acari que ficou anotando tudo, de olho nos editais que priorizam as mulheres.
Uma equipe do RN Sustentável permanece na região fazendo visitas técnicas a hospitais e escolas que serão beneficiados