Sesap inicia os trabalhos para execução do Projeto RN Sustentável
F17/10/2013
A equipe técnica da Sesap promove uma oficina junto aos coordenadores da pasta, com o objetivo de fazer um diagnóstico da gestão e da capacidade institucional da secretaria
Por Assessoria Sesap
A equipe técnica responsável pelo Projeto RN Sustentável no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), está promovendo nesta quinta-feira (12) uma oficina junto aos coordenadores da pasta. O objetivo é fazer um diagnóstico da gestão e da capacidade institucional da secretaria.
Ana Petta, gerente do Projeto RN Sustentável/Sesap, explica que o intuito da oficina é apresentar o projeto e fazer, em conjunto aos coordenadores, uma avaliação sobre os principais desafios da secretaria, na área de gestão, recursos humanos e compras. De posse desse material, a equipe técnica do projeto que atua na Sesap, vai preparar um diagnóstico que irá nortear o trabalho dos consultores do Banco Mundial, que irão atuar na Secretaria nos próximos 18 meses.
Foram disponibilizadas cinco vagas para contratação de consultores, que estão em processo de seleção pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças. Após contratação, os consultores irão atuar na Sesap no âmbito da Coordenaria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS). Inicialmente, os trabalhos dos consultores terão como meta a implementação de uma Avaliação Rápida e a produção de um Plano de Ação (RAAP), de forma a executar medidas necessárias para gestão em áreas críticas da saúde estadual. A segunda etapa dos trabalhos consistirá na elaboração de uma estratégia a ser aplicada pela secretaria. Os cinco consultores estão sendo selecionados de acordo com os procedimentos estabelecidos nas Guidelines do Banco Mundial: Diretrizes para Seleção e Contratação de Consultores Financiadas por Empréstimos do BIRD e Crédito e Doações da AID pelos Mutuários do Banco Mundial.
Para Terezinha Rego, técnica responsável pela CPCS/Sesap, esse momento é muito importante, pois além de servir para uma reflexão conjunta, podemos avaliar os principais problemas, causas e suas conseqüências na gestão estadual da saúde. Além de facilitar a relação de trabalho com os consultores contratados pelo BID, que vão precisar desse diagnóstico prévio para o início dos trabalhos.
O Estado do Rio Grande do Norte está sendo beneficiado por uma doação do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - Banco Mundial para execução do Projeto de Fortalecimento Institucional Estratégico da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte. O serviço será destinado a melhoraria da gestão e da capacidade institucional da Sesap, através do investimento nas áreas de gestão de Recursos Humanos, aquisições e gestão financeira. Apesar da secretaria ser a beneficiária direta deste investimento, o projeto será conduzido e monitorado pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças - Seplan, através da Unidade de Gerenciamento do Projeto - UGP.