RN Sustentável II é apresentado ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
RN Sustentável 214/08/2024
Apresentação aconteceu em ocasião da primeira reunião de 2024 do núcleo do Cedrus
Para dar continuidade às ações preparatórias para a fase 2 do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (13), as iniciativas voltadas à inclusão produtiva de agricultores familiares no RN a serem desenvolvidas no âmbito do Projeto foram apresentadas ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus). A apresentação aconteceu em ocasião da primeira reunião de 2024 do núcleo do Conselho, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). A reunião foi conduzida pelo secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha.
A iniciativa faz parte da implementação do Plano de Engajamento das Partes Interessadas (PEPI), haja vista que o Cedrus –tem por objetivo acompanhar e avaliar a execução dos planos, programas, projetos e ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, entre outros – representa a sociedade civil e é partícipe das ações no âmbito do Projeto. O escopo das ações voltadas à inclusão produtiva foi apresentado para que, num futuro próximo, possa ser referendada pela instituição.
Na ocasião, técnicos da Unidade Executora Setorial da Sedraf RN destacaram os objetivos e iniciativas a serem executadas nesta nova fase do RN Sustentável com foco nos investimentos para a inclusão produtiva. Além da promoção de inclusão produtiva para os agricultores familiares, a fase 2 do RN Sustentável foca a recuperação da malha viária e o fortalecimento do turismo responsável de base comunitária, com investimentos totais estimados em US$ 180 milhões.
Participaram da reunião, Diretor da Emater RN, César Oliveira e técnicos da UES Sedraf; Ivani Matias Xavier Trigueiro (Femurn), Rosângela Silva do Nascimento (Fepern), Jocelino Dantas Batista e Erivan do Carmo Silva (Fetarn), Rodrigo Numeriano de Souza (Ibama/RN), Fábio Vinícius de Souza e Sebastião José de Arruda Júnior (Conab/RN), Manoel de Freitas Neto (Mapa/RN), Eduardo Gatto de Azevedo Cabral (Ocern), João Hélio Costa (Sebrae/RN), Auricélio Costa (Semarh) e Jair Macedo de Lima (Sethas/RN).