Missão de Avaliação do Banco Mundial segue em seu 2º dia de reuniões
RN Sustentável 23/07/2024
Encontros desta terça-feira foram iniciados discutindo ações de assistência técnica e supervisão para o componente 1
A Missão de Avaliação do RN Sustentável II pelo Banco Mundial continuou nesta terça-feira (23), discutindo pontos cruciais em suas diversas áreas de abrangência. A expectativa para a nova fase do projeto é investir US$ 180 milhões em áreas essenciais, com recursos obtidos por empréstimo junto ao Banco Mundial, promovendo investimentos significativos em estradas, turismo e agricultura familiar, além de assegurar a continuidade das ações já em andamento.
No auditório da Secretaria de Planejamento, foi apresentado o Plano de Assistência Técnica e Supervisão no âmbito do Componente 1. Este componente se concentra no acesso aos mercados e no desenvolvimento inclusivo e sustentável da cadeia de valor, fortalecendo a inclusão produtiva, a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas agrícolas familiares, além do turismo responsável de base comunitária.
Também pela manhã, na sala I de Reuniões do Projeto, a segurança viária das estradas estaduais foi discutida. Participaram do debate o cogerente do Projeto para o Banco Mundial e especialista sênior em estradas, Carlos Bellas; a diretora e o gerente da UES do Departamento de Estradas de Rodagens (DER RN), Natécia Nunes e Nicodemus Ferreira; o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coêlho; o consultor em Engenharia da UGP, Julio Nobre, além de representantes do Detran RN.
Em outra sala de reuniões, as discussões focaram no Gerenciamento Financeiro, com destaque para os avanços necessários no Sistema de Monitoramento e Informações (SMI), nos Relatórios Financeiros (IFRs) e Ferramentas de Lideranças (SOEs), além de discutir a revisão do Plano Operativo Anual para 2025, a LDO e PPA, e o financiamento antecipado/retroativo. A reunião foi conduzida pelo coordenador de Monitoramento, Carlos Nascimento; a gerente Financeira, Rizete Oliveira, e o especialista do Banco Mundial, Leonardo Nascimento, contando também com a participação dos técnicos do Núcleo Financeiro do Projeto.
No período da tarde, os encontros começaram com discussões importantes sobre as ações da Controladoria Geral do Estado. A reunião contou com a presença da Controladora Geral do RN, Luciana Daltro, e sua equipe, seguida pela chegada de técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE RN) para discutir a auditoria do Projeto e possíveis ações de fortalecimento.
No auditório, as normas sociais e ambientais estiveram no centro das reuniões, onde foram discutidas as etapas preparatórias de instrumentos como os Planos de Engajamento das Partes Interessadas (PEPI) e de Compromisso Ambiental e Social (PCAS); os Marcos de Reassentamento e de Gestão Ambiental e Social (MGAS).
Ainda durante a tarde, técnicos da UGP apresentaram os avanços na Matriz de Resultados e do Plano de Monitoramento e Avaliação e a última versão da Estratégia de Aquisições do Projeto para o Desenvolvimento (EAPD), além de avaliarem as minutas contratuais a serem submetidas junto ao Jurídico do Banco.