Banco Mundial e RN Sustentável dão início à Missão de Avaliação da segunda fase do Projeto nesta Segunda-feira (22)
RN Sustentável22/07/2024
Governadora recebeu a comitiva do Banco Mundial durante a agenda
A missão final do Banco Mundial antes da submissão do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – Fase 2 (RN Sustentável II) ao Governo Federal começou nesta segunda-feira (22). A expectativa para a nova fase Projeto é de investir US$ 180 milhões em áreas essenciais, a partir de recursos viabilizados por empréstimo junto àquela instituição financeira, promovendo investimentos cruciais nas áreas de estradas, turismo e agricultura familiar, além de garantir a manutenção das ações já desenvolvidas.
Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra recebeu – junto à secretária de Estado do Planejamento, Virgínia Ferreira; de seu adjunto e coordenador do Projeto, Dionísio Ferreira, e da gerente executiva de Projeto, Ana Guedes – a comitiva do Banco Mundial em seu gabinete, na Governadoria. O momento se deu para tratar das etapas de preparação do novo empréstimo já concluídase as próximas fases até a assinatura do acordo a ser formalizado entre o Governo do RN e o Banco Mundial.
O objetivo de todos os encontros desta missão de avaliação do Projeto, que se estenderá até sexta-feira (26), é de revisar e complementar os documentos para a nova fase de investimentos; dar continuidade às recomendações da última missão; atualizar as informações sobre as etapas de negociação do empréstimo; avaliar as minutas contratuais para envio do convite às negociações; apresentar o desenho final dos componentes e subcomponentes e indicadores no PAD; analisar o cumprimento das normas sociais e ambientais do Projeto nas etapas preparatórias e apresentar o plano de ação dos setores técnicos da UGP para os próximos seis meses.
No auditório da Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (Seplan RN), a gerente executiva do projeto, Ana Guedes, iniciou a agenda de trabalho apresentando o cronograma da missão, seguida pelo secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e coordenador do projeto, Dionísio Gomes, que ressaltou a importância do acordo de empréstimo para o desenvolvimento econômico e social do estado, destacando a atenção aos impactos sociais e ambientais.
Carlos Nascimento, coordenador do Núcleo de Monitoramento e Avaliação, apresentou o escopo do projeto, detalhando os investimentos por componente e subcomponente. Em seguida, representantes das Unidades Executoras Setoriais (UES) e os núcleos técnicos da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) expuseram seus planos de trabalho para garantir que o projeto esteja livre de pendências burocráticas no momento da assinatura do acordo de empréstimo, permitindo uma execução rápida dos investimentos.
“Mais uma vez parabenizo a toda equipe do Projeto, nas pessoas do secretário Dionísio e da gerente Ana, pelo comprometimento e celeridade nos trabalhos, uma vez que vemos o quanto as ações estão adiantadas, atingindo assim a última missão antes da assinatura de fato do acordo de empréstimo”, destacou Leonardo Bichara.
Durante a tarde, as discussões foram direcionadas ao componente 2, que foca a melhoria da eficiência do transporte rodoviário, discutindo elaboração de editais e métodos de licitação para as rodovias a receberem investimentos.
As reuniões ainda contaram com a presença, pela Instituição Financeira, do cogerente, Carlos Bellas; da especialista do Social Clarice Mendonça; em Gestão Financeira, Leonardo Nascimento; da advogada Natasha Wiedmann e de outros especialistas sêniores por via remota. Representando o Governo, participaram os secretários de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Alexandre Lima; do Turismo, Solange Portela; a diretora do Departamento de Estradas de Rodagem, Natécia Nunes; o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater RN), César Oliveira; além dos técnicos do projeto e das Unidades Executoras Setoriais (UES).