Projeto RN Sustentável II é apresentado às equipes da Seplan
Projeto RN Sustentável II20/05/2024
Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), no auditório da Secretaria
Na manhã desta segunda-feira (20), o Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – Fase 2 (RN Sustentável II) foi apresentado às equipes da Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (Seplan), pasta que coordena as iniciativas do acordo de empréstimo. O encontro aconteceu no auditório da Seplan e foi conduzido pela gerente executiva, Ana Guedes. O secretário adjunto do Planejamento e coordenador do Projeto, Dionísio Gomes, também participou do encontro.
“Este é um momento de grande importância para todos nós da Seplan, e é fundamental compreendermos o papel do Projeto no contexto do Governo do Estado. Primeiro, porque, como cidadãos, seremos diretamente beneficiados com os investimentos; e segundo, porque, como membros da Secretaria, participaremos das iniciativas viabilizadas pelo Projeto RN Sustentável II. Assim, todos aqui somos parte do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que, no âmbito desta fase 2, atualmente em preparação, vai se concentrar na melhoria das estradas, no fortalecimento e na sustentabilidade da Agricultura Familiar e no Turismo Potiguar,” destacou Dionísio Gomes.
Os objetivos da nova fase do RN Sustentável concentram-se na melhoria da infraestrutura regional, incluindo a recuperação da malha viária, o fortalecimento do turismo responsável de base comunitária e a promoção da inclusão produtiva para agricultores familiares, a partir de um empréstimo de US$ 180 milhões junto ao Banco Mundial.
Durante a apresentação, foi destacado o escopo do Projeto, começando com os objetivos supracitados, os documentos técnicos exigidos para a negociação do empréstimo com o Banco Mundial, desde a nota conceitual até às minutas contratuais, passando pela Estratégia de Implementação do Projeto, Planos de Engajamento das Partes Interessadas (PEPI), de Compromisso Ambiental e Social; Marcos de Gestão Socioambiental (MGAS), Conceitual dos Povos Indígenas e da Política de Reassentamento Involuntário (MPRI), Estratégia de Gênero, entre outros.