Seplan RN e Banco Mundial concluem Missão de preparação do RN Sustentável II
Projeto/Comunicação08/05/2024
No último encontro foram pontuadas as pactuações em todas as áreas de abrangências que permearão os processos do Projeto
A Missão do Banco Mundial para a preparação da segunda fase do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN (RN Sustentável II) foi concluída na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan). O encontro teve como foco a finalização do documento de Avaliação Geral do Projeto (Project Appraisal Document - PAD).
Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, seu adjunto e coordenador do Projeto, Dionísio Gomes, a secretária de Turismo, Solange Portela, a equipe do Projeto, representantes do Banco Mundial e técnicos das Unidades Executoras Setoriais (UES) das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedraf), de Turismo (Setur), do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), além da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater RN). Durante a Missão, foram discutidos e alinhados os pontos chave em cada uma das áreas envolvidas.
"Este último dia da Missão nos proporcionou uma visão clara de como o Projeto será estruturado. Estamos agora consolidando os acordos e compromissos em todas as áreas de atuação, os quais guiarão todos os processos desde a contratação até a execução das iniciativas ao longo do Projeto", afirmou o gerente do Projeto para o Banco Mundial, Leonardo Bichara, expressando sua gratidão pelo empenho e colaboração de toda a equipe da UGP e UES.
Inicialmente, foram destacados os acordos pactuados que serão documentados nos Planos de Engajamento das Partes Interessadas (PEPI), no Plano de Compromisso Ambiental e Social (PCAS), nos Marco de Reassentamento, no Plano de Gestão Socioambiental (MGAS) e no Marco Conceitual dos Povos Indígenas.
Em seguida, foram apresentados os acordos relacionados ao Monitoramento e Avaliação do Projeto, às estratégias de gênero, às melhorias na eficácia da malha viária e, por fim, foram ressaltados os ajustes aos modelos com foco em planos confiáveis de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e no cumprimento do Acordo de Paris.
O encerramento do encontro foi conduzido pela secretária Virgínia Ferreira, que expressou sua satisfação ao ver esses benefícios chegando ao Estado. "Esses investimentos em estradas são de extrema importância para o Estado, um setor que demanda melhorias substanciais e que impacta diretamente setores fundamentais como a Agricultura e o Turismo que também compõem o escopo do Projeto", enfatizou Virgínia Ferreira, destacando ainda a importância de abordar questões transversais, como a estratégia de gênero e a mitigação das emissões de gases, temas cruciais não apenas localmente, mas globalmente.