Queijeiros beneficiários do Projeto Governo Cidadão brilham no 3º Mundial do Queijo do Brasil
Projeto Governo Cidadão15/04/2024
Evento aconteceu entre os dias 11 e 14 de abril no Teatro B32, em São Paulo
No prestigiado palco do 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado de 11 a 14 de abril no Teatro B32, em São Paulo, queijeiros beneficiários do Projeto Governo Cidadão se destacaram, mostrando ao país o resultado de seu trabalho árduo e dedicação. Entre os grandes vencedores da competição, destacam-se Zacarias do Patrocínio Fernandes, de São João do Sabugi, e Lucenildo Firmino (Galego da Serra), de Tenente Laurentino Cruz. Zacarias foi honrado com o prêmio na categoria Super Ouro pela excepcional qualidade de sua manteiga da terra, além de conquistar o ouro na categoria com seu queijo de manteiga Ancestral. O Galego foi agraciado com a medalha de ouro pela sua manteiga da terra, e com a medalha de bronze pelo queijo de manteiga.
“A premiação não apenas reconhece a qualidade e sabor dos produtos, mas também mostra a importância do Projeto Governo Cidadão e todo o apoio e desenvolvimento da indústria queijeira do Seridó, com a construção das queijeiras padronizadas que recebemos, além dos equipamentos que nos ajustaram à legislação sanitária vigente”, comemorou o Galego da Serra.
O 3º Mundial do Queijo do Brasil é visto como uma celebração da cultura queijeira, com uma variedade de atividades para profissionais e entusiastas. A feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais na Praça da Baleia atraiu mais de 100 produtores de todo o país, oferecendo aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos diretamente das fazendas.
Dentro do Teatro B32, os concursos de Queijos e Produtos Lácteos, Melhor Queijista do Brasil, Melhor Queijeiro do Brasil e Melhor Fondue do Brasil encantaram os participantes, enquanto o programa Via Láctea proporcionou conferências e uma Rodada de Negócios, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e oportunidades de negócios no setor.
“O sucesso dos queijeiros beneficiários do Projeto Governo Cidadão no 3º Mundial do Queijo do Brasil não só enche de orgulho suas comunidades locais, mas também destaca o potencial e a qualidade dos produtos lácteos brasileiros em escala internacional. Este é apenas o começo de uma jornada brilhante para esses talentosos queijeiros e para a indústria queijeira como um todo”, finalizou o secretário adjunto da Seplan e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Dionísio Gomes.
Saiba mais: O Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do Estado, através do Projeto Governo Cidadão - finalizado em dezembro de 2023, Secretaria de Agricultura (Sape) e recursos do Banco Mundial, beneficiou centenas de queijeiros potiguares com a construção e montagem de 39 queijeiras ligadas às cooperativas Capesa e Coafs. A primeira recebeu mais de R$ 6,6 milhões em recursos, enquanto a segunda se beneficiou com R$ 12,5 milhões. Todas as unidades foram estruturadas de forma que atendam os padrões sanitários vigentes e alcem os produtos a novos e maiores mercados.