2024: Jornadas de Fruticultura Sustentável são iniciadas no RN
Emater RN09/04/2024
Objetivo é desenvolver comunidades rurais com potencial para fruticultura irrigada, com foco na produção sustentável e racional de alimentos
Durante toda esta semana, estão sendo retomadas a edição 2024 das Jornadas de Fruticultura Sustentável, que têm o objetivo de desenvolver comunidades rurais com potencial para fruticultura irrigada, com foco na produção sustentável e racional de alimentos.
As jornadas são realizadas desde 2023, pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater RN), em parceria com a Emparn, Embrapa e Projeto Governo Cidadão e selecionam municípios cujo público é beneficiado pelos projetos de Inclusão Produtiva viabilizados pelo Programa Governo Cidadão e financiados pelo Banco Mundial.
A programação da jornada, que chega a sua sexta edição, foi iniciada nessa segunda-feira (08) pelos municípios de Maxaranguape e Ielmo Marinho, respectivamente no assentamento P.A Nova Vida II e no Peti Umari. Aos agricultores participantes foi apresentado o balanço das ações realizadas em 2023 no Projeto Fruticultura Sustentável e alinhadas as metas de trabalho para este ano. Em Maxaranguape, o grupo também fez uma visita técnica às áreas experimentais de cajucultura e abacaxi.
Nesta quarta-feira (10), a jornada será em Carnaubais, onde as atividades serão realizadas dentro do Dia de Campo do AgroNordeste, no P.A Canto das Pedras. Na quinta-feira (11), será a vez dos agricultores de Touros, com visitação às áreas experimentais de produção de banana nas comunidades de Boa Cica e Boqueirão.
A agenda da Jornada de Fruticultura será encerrada na sexta-feira (12), com o I Seminário da Fruticultura Sustentável, para avaliação geral das atividades e divulgação do Plano de Metas de 2024. A agenda acontecerá em Natal, no auditório da Emater-RN, a partir das 8h30.