Protagonismo Feminino: Projeto Governo Cidadão é apresentado em evento do Banco Mundial e do Ministério do Planejamento e Orçamento em Brasília
Projeto14/03/2024
Gerente do Projeto, Ana Guedes, participou como painelista de um dos eventos que compõe a agenda comemorativa das instituições
Como parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher, no âmbito da estreita colaboração entre o Banco Mundial e o Ministério do Planejamento e Orçamento, a gerente do Projeto RN Sustentável, Ana Guedes, participou como painelista de um dos eventos que compõem a agenda comemorativa das instituições, nesta quinta-feira (14), na sede do Banco Mundial, em Brasília. A gestora foi acompanhada de outras duas gerentes do Projeto, dos setores Administrativo e Financeiro, Ana Lúcia Melo e Rizete Oliveira.
O encontro celebra as conquistas das mulheres, fomentando a formação de uma rede de mulheres líderes em projetos, de forma a colaborar com iniciativas que promovam a igualdade de gênero, o empoderamento feminino, o empreendedorismo feminino e o combate à violência de gênero. Por esse motivo, o convite à líder potiguar, que recentemente foi indicada para integrar a rede de lideranças femininas do Ministério do Planejamento Federal. A referida indicação se deu a partir do gerente do Projeto para Banco Mundial, Leonardo Bichara, e foi referendada pela gerente de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Sophie Nadeau – presentes ao evento desta quinta-feira.
A jornada de comprometimento com a igualdade de gênero e o empoderamento feminino do Projeto Governo Cidadão (RN Sustentável I) foi explanada no Painel 2, quando o Projeto foi brevemente apresentado e foi dado destaque às iniciativas em prol do empoderamento feminino, os resultados de sucesso, bem como os desafios. O momento foi mediado pela secretária-adjunta Nacional da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento DO Ministério do Planejamento e Orçamento (SEAID/MPO).
“Eu venho de um Estado liderado por uma mulher forte, a governadora Fátima Bezerra. O próprio projeto foi iniciado por outra mulher governadora, Rosalba Ciarlini. Então, participar deste momento incentivando o protagonismo feminino, demonstrando as nossas iniciativas trazendo o empoderamento feminino e buscando a igualdade de gênero diretamente ligados aos investimentos do Projeto, sem desconsiderar a importância disto na gestão pública, é de grande emoção. Nesse sentido, chamo, mais uma vez, atenção para a determinação da governadora Fátima em ampliar cada vez mais os espaços femininos no poder Executivo”, destacou Ana Guedes, que completou: "precisamos lembrar que ainda existem muitos desafios a serem superados para alcançar uma representação mais equitativa de gênero, especialmente nas esferas de decisão".
Ao final, Sophie Nadeau finalizou o evento dizendo que, “apesar de estar fechando o momento, as discursões continuam e ainda vamos conversar bastante e trocar muitas ideias para ultrapassar as barreiras no que diz respeito às desigualdades entre os gêneros”.
GOVERNO CIDADÃO E O PROTAGONISMO FEMININO Durante a apresentação, Ana pontuou que o Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – Fase I (Governo Cidadão) trouxe o protagonismo feminino desde o seu planejamento, quando se deu prioridade às ações voltadas ao fortalecimento das questões de gênero, estabelecendo mecanismos de priorização do atendimento de mulheres em seus investimentos na área de Saúde, Educação, Segurança preventiva, e principalmente na agricultura familiar e sua inclusão produtiva.
Entendimento que ocorreu para além das iniciativas aos beneficiários, uma vez que a gestão operacional do projeto também foi e é coordenada diretamente por mulheres nas suas principais áreas, incluindo a atual Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Virgínia Ferreira. Além da coordenação geral do projeto, pela própria Ana, há ainda outras mulheres fortes à frente das principais áreas técnicas, demonstrando no dia a dia a extrema capacidade de liderança feminina nas diversas esferas administrativas. Ao final de 2023, próximo à conclusão da Fase I do Projeto, somavam 75 mulheres em sua execução, de um total de 153 profissionais, entre servidores, consultores, estagiários e prestadores de serviço que atuam na unidade de gerenciamento do Projeto e unidades setoriais localizadas nos órgãos co-executores; ou seja, as mulheres somavam praticamente 50% da equipe técnica do sexo feminino. Quando se fala em cargos de gerência e/ou coordenação, seja na unidade de gerenciamento do projeto ou em unidades setoriais, na reta final do Projeto, 16 mulheres ocupavam o que representa mais de 80% dos espaços de liderança no âmbito do Projeto.
SOBRE O PROJETO INTEGRADO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO RN – FASE I (GOVERNO CIDADÃO) O Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – Fase I (Governo Cidadão), esteve em atividade por dez anos (2013 a 2023), tendo aplicado um montante de investimentos de US$ 360 milhões. Sua presença é notória em todo o estado do Rio Grande do Norte, envolvendo projetos de infraestrutura substanciais e subprojetos voltados para o apoio às cadeias produtivas, negócios sustentáveis, questões socioambientais relacionadas à água, inovação pedagógica, construção e reforma de escolas, além de restauração e revitalização de edifícios culturais, sem mencionar inúmeros contratos para obras, bens e serviços. Tais esforços têm como objetivo levar dignidade e perspectivas de mudança a todos os potiguares, independentemente de sua localização no Estado.
Entre os feitos mais notáveis do Projeto Governo Cidadão destacam-se a criação do Hospital da Mulher em Mossoró, a reforma de 40 escolas, melhorias em 10 rodovias e o fortalecimento das cadeias produtivas em todo o estado. Além disso, diversas outras iniciativas foram empreendidas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Turismo, com um enfoque claro no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.