Estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí são capacitados em Inseminação Artificial em Bovinos
Governo Cidadão 28/02/2024
Aulas aconteceram no novo Centro de Formação de Inseminadores, localizado na Estação Experimental Felipe Camarão, na Fazenda Rockefeller, em São Gonça
Na última semana, uma turma de 6 alunos da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), passaram por capacitação no novo Centro de Formação de Inseminadores, localizado na Estação Experimental Felipe Camarão, conhecida como Fazenda Rockefeller, no município de São Gonçalo do Amarante. O prédio foi reformado, e equipamentos foram adquiridos por meio do Projeto Governo Cidadão e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Durante toda última semana, os alunos passaram pelo curso de Inseminação Artificial em Bovinos, ministrado pelo pesquisador Paulo Basileu, com mais de 30 anos de experiência na área. A qualificação é uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Ao final, os participantes receberão certificados com 20h de conteúdo entre teoria e prática.
As aulas abordaram desde o conceito da inseminação, anatomia e fisiologia do aparelho reprodutivo da vaca, até a parte prática com o preparo do material para inseminação. "As turmas são pequenas e pedimos a compreensão dos interessados pois a demanda está muito alta. As inscrições foram iniciadas em novembro de 2023 e os atendimentos são por ordem cronológica", completou o Coordenador de Produção Animal da Emparn e Coordenador do curso, Bruno Fernandes.
Para a estudante Jéssica Freire, esta é uma oportunidade de já entrar para o mercado profissional “com o aprendizado proporcionado por este curso, já posso acessar o mercado de trabalho, uma vez que já tenho a capacitação”, comentou.
FORTALECIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA NO RN O Centro de Formação de Inseminadores faz parte do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira, Bovina e Caprina do RN do Governo do RN, por meio do Governo Cidadão, com recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial. As iniciativas somam quase R$ 15 milhões, com objetivo de dotar o Estado de uma estrutura de excelência para atender às exigências dos órgãos fiscalizadores, bem como aos cerca de 2.500 produtores de leite e fornecedores do Programa do Leite do RN.
Dentro das iniciativas promovidas, foram distribuídas três milhões de mudas de palma forrageira; kits de inseminação artificial para bovinos foram adquiridos; tanques de resfriamento de leite foram disponibilizados aos produtores do estado; promovidas capacitações em inseminação artificial, em ultrassonografias para bovinos. Com foco no fortalecimento da bacia leiteira potiguar, foram construídas e equipadas 39 queijeiras no Seridó; capacitados beneficiários na área de laticínios, gestão de empreendimentos, além de terem sido adquiridos maquinários para produção e armazenamento de forragem e feno.