Hospital da Mulher comemora o primeiro ano de operação
governo cidadão17/01/2024
Unidade localizada em Mossoró foi inaugurada em dezembro de 2022
Para celebrar o primeiro ano de atividades do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, comemorado em 23 de dezembro de 2023, uma programação especial foi iniciada nesta quarta-feira (17) e segue até a sexta-feira (19). O momento reforça o compromisso contínuo da Saúde estadual em proporcionar cuidados com a saúde da mulher e reconhece a responsabilidade de seu papel vital na comunidade.
“Mais uma oportunidade para firmar o compromisso do Estado com a qualidade dos serviços públicos, aqui, especificamente com a Saúde da mulher e com a rede materno-infantil. Ainda há muito o que fazer, mas seguindo as orientações da governadora Fátima e em integração com todas as pastas, estamos no caminho certo”, pontuou a secretária de Estado de Planejamento, do Orçamento e Gestão, Virgínia Ferreira.
Neste primeiro dia de celebração, foi inaugurado o Auditório Maria Gomes de Oliveira, uma homenagem a esta importante figura do Oeste potiguar que – à frente de seu tempo, quando mulheres não assumiam posições importantes na sociedade – foi reitora da Fundação Universidade do RN (FUERN), no período de 1973 a 1977. Em seguida foi iniciada a mesa redonda: ´Desafios da formação profissional em Saúde nos dias atuais´, com a participação do ex-secretário de Estado da Saúde, o médico Cipriano Maia e da médica e também ex-secretária adjunta, Maura Sobreira.
Ainda foram apresentadas as ações educativas desenvolvidas pela unidade neste primeiro ano de funcionamento, fechando com um momento cultural: o Café Musical e com a 1ª Mostra Científica do Hospital. "Esse é um momento de celebração e também de prestação de contas. O primeiro ano foi de ampliação do funcionamento e de organização, em busca de prestar um serviço com atenção especializada em uma região do estado que sofria com um vazio assistencial para as mulheres", destacou a diretora geral do Hospital da Mulher, Elenimar Bezerra.
HOSPITAL DA MULHER Em dezembro de 2022 foi inaugurado o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, localizado em Mossoró, construído e equipado a partir de investimentos robustos no valor de R$ 134 milhões.
A unidade tornou-se a maior da rede estadual de saúde pública, projetada para mudar a realidade do atendimento materno-infantil nas regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu, uma parceria efetiva entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Universidade do Estado do RN (UERN) que gerenciará essa instituição de excelência. Para marcar o primeiro ano de atividades do Hospital da Mulher, a partir desta quarta-feira (17) até a sexta-feira (19), a unidade promoverá uma programação para marcar a data.
O hospital foi pensado para oferecer uma gama significativa de serviços, abrangendo desde atendimento às vítimas de violências até cuidados pré-natais de alto risco, ambulatório trans, mastologia, mamografia, pré-natal coletivo, Banco de Leite, ultrassonografia, cardiopediatria e follow-up para prematuros de risco após a alta hospitalar. A regulamentação do acesso aos serviços é feita pela SESAP, coordenando os encaminhamentos dos municípios da região.
O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia atende habitantes das 2ª, 6ª e 8ª Regiões de Saúde do RN, abrangendo cerca de 60 municípios, e integra a rede de Saúde Pública como um elemento estruturante fundamental na constituição da Rede Materno Infantil do Estado. O empreendimento foi a obra de maior volume de recursos do Projeto Governo Cidadão (concluído em dezembro de 2023), destacando-se como o de maior impacto direto na vida da população. A expectativa é, de quando totalmente implementado, sejam realizados aproximadamente 20 mil atendimentos anuais.
FORMAÇÃO E PARCERIAS ESTRATÉGICAS O Hospital da Mulher não apenas se destaca pelo atendimento, mas também pela contribuição à formação profissional na área da saúde. A Carta de Serviços, guia operacional da instituição, foi produzida por um Grupo de Trabalho composto por técnicos do Governo Cidadão e da Sesap, com a colaboração de universidades parceiras, como a Ufersa, UERN e UFRN. A UERN desempenha um papel fundamental na gestão acadêmica e administrativa, contribuindo significativamente para a formação de profissionais e para a redução da escassez de trabalhadores no setor.
ENERGIA LIMPA O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia em Mossoró conta com energia limpa para o seu funcionamento. Mais de 360 placas fotovoltaicas foram instaladas, com potência total de 200 quilowatts vão gerar 381 mil kwh e uma economia de R$ 255 mil ao ano.
PROGRAMAÇÃO
18.01.24 9h - Cerimônia de Implantação do Colegiado Gestor Ampliado Apresentação da Composição do Colegiado Gestor e respectivos membros 9h30 - Mesa - Colegiado Gestor: O desafio de compartilhar verdadeiramente a gestão Debatedoras: Ana Carla Macedo e Carlésia Alves Coordenação: Luzia Bessa 14h - PNAR COLETIVO - Tenda do Conto Participação do Projeto de Extensão "E Nasceu o Amor" e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade da UERN
19.01.24 16h - Celebração de aniversário - café da tarde para servidores, gestores e convidados (recepcionados pela Secretária de Estado da Saúde do RN Lyane Ramalho Cortez e Núcleo Gestor do HRMPMC) • Apresentação Cultural e Vídeo • Exposição Fotográfica do Governo Cidadão - Hospital da Mulher • Ato de Reconhecimento a pessoas e organizações parceiras