Encerramento da Missão Internacional: Delegação de Sint Maarten e Estados do Nordeste conhece sistemas e aplicativos do Projeto Governo Cidadão
assecom Governo Cidadão01/12/2023
Para fechar a semana de trabalhos, o grupo visitou o Forte dos Reis Magos, prédio restaurado com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial
O último dia da missão internacional da Delegação de Sint Maarten e equipes de projetos financiados pelo Banco Mundial nos estados da Paraíba, Salvador, Ceará e Pernambuco, foi marcado por uma manhã de trabalho dedicada à apresentação das ferramentas de monitoramento que são utilizadas e desenvolvidas pelas equipes do Projeto Governo Cidadão. A atividade aconteceu no auditório da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), com a participação ativa da Delegação de Sint Maarten.
No contexto da programação para conhecer os sistemas do Projeto Governo Cidadão, o grupo foi introduzido, na sexta-feira (01), aos aplicativos Sol do RN e Candeeiro Digital. Durante a apresentação, destacou-se como essas inovadoras ferramentas têm desempenhado um papel significativo no alcance dos objetivos do projeto, contribuindo para o sucesso de diversas iniciativas em áreas estratégicas.
“O intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as delegações de Sint Maarten e os estados do Nordeste do Brasil fortaleceu os laços entre as regiões, consolidando a importância da cooperação internacional e do compartilhamento de boas práticas na implementação de projetos governamentais. O Projeto Governo Cidadão demonstrou, mais uma vez, seu papel crucial no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas”, finalizou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coêlho.
SOL DO RN O APP Sol foi criado pelos Governos do RN e BA, em parceria com o Banco Mundial, de forma a permitir – num primeiro momento – que associações e cooperativas beneficiárias de investimentos do Projeto Governo Cidadão realizassem todo o processo de compras online e de modo eficiente e competitivo, garantindo mais transparência, agilidade e segurança. A ferramenta utiliza a tecnologia blockchain, que protege todos os dados e transações contra adulteração, conferindo segurança a todos os processos.
CANDEEIRO DIGITAL Com foco na A transparência e no controle social, o projeto desenvolveu o Candeeiro Digital, um aplicativo de celular que permite às associações o acompanhamento regular dos seus subprojetos, além de facilitar o trabalho de consultores e supervisores dos contratos no campo.
VISITA AO FORTE DOS REIS MAGOS Durante a tarde, a comitiva internacional e dos estados, acompanhada pelos gerentes das Unidades Executoras Setoriais (UES) e coordenadores do Projeto Governo Cidadão, realizou uma visita ao Forte dos Reis Magos, um prédio histórico restaurado pelo Governo Cidadão. A atividade proporcionou uma visão aprofundada sobre o compromisso do Governo com o turismo e a preservação do patrimônio histórico da região. O dia foi concluído com um espetacular pôr do sol no Museu da Rampa, proporcionando um momento de confraternização e apreciação da beleza local.
SOBRE O FORTE O Forte dos Reis Magos passou por um significativo investimento que possibilitou a restauração de suas paredes, pisos, teto, instalações hidráulicas e elétricas. Além disso, foram realizadas melhorias na acessibilidade, readequação da passarela de acesso e instalada uma estação para tratamento de água e esgoto. Com todas essas intervenções, esse monumento histórico foi finalmente devolvido à população norte-rio-grandense, em dezembro de 2021.
Atualmente - para o recebimento do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) - foi elaborado um novo projeto de combate a incêndio atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros na Câmara Técnica. O projeto já foi aprovado e está em instalação dos equipamentos de alarmes, detecção de incêndio e sinalização.
Este prédio histórico, que marca o início de Natal, foi fundado em 25 de dezembro de 1599, ao lado direito da barra do Rio Potengi, próximo à Ponte Newton Navarro, recebendo este nome devido à data de início de sua construção, em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis pelo calendário católico.
Tombado como patrimônio histórico em 1949, o Forte esteve sob a administração da Fundação José Augusto - FJA até 2013, quando passou para o IPHAN. Aúltima obra de recuperação ocorreu há mais de 15 anos.
Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do Governo do Estado, após quatro anos sob a administração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, com uma cessão inicial de 20 anos. Acondição em que o prédio foi entregue exigiu o início do processo de restauração.
MUSEU DA RAMPA O Complexo Cultural da Rampa é composto por edificações históricas (Museu da Rampa) e uma edificação contemporânea (Memorial do Aviador), áreas comuns, deck e dois píeres para contemplação. O equipamento também foi restaurado pelo Governo do Estado.