Governadora lança a 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária – “Alimentos saudáveis na mesa do povo potiguar”
Governo Cidadão06/11/2023
Evento vai acontecer de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2023 no Centro Administrativo do Estado, em Natal
Com foco na ampliação do acesso a mercados para agricultura familiar, na oferta de produtos que mostram a diversidade das produções do campo potiguar, a governadora Fátima Bezerra lançou, na manhã desta segunda-feira (6), a 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária – “Alimentos saudáveis na mesa do povo potiguar”. A solenidade aconteceu no Mercado da Agricultura Familiar, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.
A 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária vai acontecer no Centro Administrativo do Governo do Estado, de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2023. O evento é uma promoção do Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial.
"Continuamos empenhados em fortalecer e expandir a agricultura familiar em nosso Estado. É motivo de grande alegria fazer parte deste momento em nosso RN, uma vez que uma feira como essa não apenas envolve a comunidade de agricultores familiares, mas também mobiliza toda a sociedade em torno da agenda da agricultura familiar, de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável e merece toda a visibilidade que pode receber."
Além de fomentar a agricultura familiar, de fortalecer a luta pela segurança alimentar, a feira busca estimular o cooperativismo solidário e o processo de comercialização das famílias agricultoras, através de rodadas de negócios para o mercado institucional e privado.
Durante os quatro dias de eventos, ainda serão discutidas políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, desenvolvido por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), do Consórcio Nordeste e o Programa de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Pecafes) do RN.
A Feira Potiguar contará ainda com uma programação cultura que será executada pela Fundação José Augusto, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, e receberá o nome Festival do MST: por terra, arte e pão.