Beneficiários do Projeto Governo Cidadão produzem queijo ao vivo durante programação da 61ª Festa do Boi
Governo Cidadão09/10/2023
Apresentação aconteceu na oficina de queijos, na Queijeira Nivardo Mello, do Sebrae
Levando as delicias do Seridó e fortalecendo a Cadeia do Leite Potiguar, a 61ª Festa do Boi está contando com a participação de queijeiros premiados, como Fausto e Ana Paula da Queijaria Sertão Piranhas, beneficiada pelo Governo do Estado por meio do Projeto Governo Cidadão - com a construção e a aquisição de equipamentos para a unidade. Neste domingo (8), eles estiveram expondo seus produtos e produziram queijos ao vivo durante a programação. A festa do Boi se estende até o próximo sábado (21).
O casal de beneficiários seridoenses, Fausto Medeiros e Ana Paula, deu um show à parte na Oficina de Queijos da Queijeira Nivardo Mello, do Sebrae. Ao todo, produziram cerca de 60 quilos de queijo manteiga e manteiga de garrafa, recebendo o feedback de todo público que teve direito de provar as iguarias seridoenses. Esses e outros produtos da Laticínio Sertão Piranhas, são certificados e já ganharam as prateleiras de diversos supermercados.
“Graças ao projeto, hoje temos nossos queijos nos mercados, feiras, e até participamos de eventos tão grandioso como a Festa do Boi, que é um ambiente que nos coloca ainda mais no mercado”, disse Fausto lembrando que recentemente participaram da 2ª edição do Mundial do Queijo do Brasil e conquistaram a categoria Ouro.
Além de toda a produção que foi para a degustação do público, a Sertão Piranhas comercializou 40 quilos de queijo manteiga e coalho, além da manteiga da terra.
Saiba mais: O Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do Estado, através do Projeto Governo Cidadão, Secretaria de Agricultura (Sape) e recursos do Banco Mundial, beneficiou centenas de queijeiros potiguares com a construção e montagem de 39 queijeiras ligadas às cooperativas Capesa e Coafs. A primeira recebeu mais de R$ 6,6 milhões em recursos, enquanto a segunda se beneficiou com R$ 12,5 milhões. Todas as unidades foram estruturadas de forma que atendam os padrões sanitários vigentes e alcem os produtos a novos e maiores mercados.