Bailarinos da Edtam farão parte da montagem de comemoração de 40 anos do Espetáculo 'O Quebra Nozes'
Assecom Governo Cidadão05/10/2023
Espetáculo é dirigido por Dany Bittencourt da Cisne Negro Cia de Dança
A Cultura do RN está em Festa. As bailarinas, Bruna Magalhães e Ingrid Brasileira, e o bailarino e professor da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão – EDTAM, Deyvid Santana, foram selecionados pela renomada Companhia de Ballet Cisne Negro, em São Paulo, para fazerem parte da montagem que celebra os 40 anos do espetáculo "O Quebra-Nozes". As apresentações acontecerão de 12 a 20 de dezembro de 2023, no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera.
“Toda a minha gratidão ao Governo do Estado, pelo empenho na viabilização desse sonho para que pudéssemos integrar o elenco do Ballet Quebra Nozes”, agradeceu Bruna Magalhães, aluna do 6º ano da Edtam, que fará o papel da Clara na montagem.
“Esse é mais um resultado do olhar de nosso Governo para arte, apesar das dificuldades, temos feito a diferença, mas principalmente esse é um importante reconhecimento do belíssimo trabalho realizado pela Edtam, capitaneada pela professora Wanie Rose”, comemorou a governadora Fátima Bezerra, lembrando que foi durante a sua gestão que a escola da dança passou por uma bela reforma, após 21 anos de espera.
REFORMA A EDTAM é mantida pelo Estado por meio da Fundação José Augusto (FJA) e recebeu recursos da ordem de R$ 1,9 milhão, viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O valor permitiu que o prédio histórico de arquitetura neoclássica fosse ampliado e restaurado. Essencial às aulas de dança, o antigo piso, cheio de falhas, foi substituído por um do tipo flutuante, que absorve impactos e promove o isolamento acústico. Um elevador, rampas de acessibilidade e uma praça de convívio e alimentação também foram incluídos no prédio, além de outras melhorias.
Sobre a EDTAM A escola estava há mais de vinte anos sem receber sequer uma manutenção, mas passou por uma restauração integral e complexa. Como o imóvel é tombado, foi necessário um serviço de restauro qualificado, prestado por um reduzido número de empresas.
A escola de dança é referência no RN e funciona em um sobrado de dois andares, no bairro histórico da Ribeira, na capital, que foi sede do governo no século XIX, além de um bar, ponto de encontro dos soldados americanos que em Natal viveram durante a Segunda Guerra. Desde 1986, mais de 10 mil alunos e alunas já tiveram acesso à formação e cultura através do ensino da dança no local, grande parte deles e delas, carentes e vindos de todo o estado.