Relatório Final de Conclusão do empréstimo com o Banco Mundial é pauta da Missão de Supervisão ao investimentos do acordo de empréstimo
Assecom Governo Cidadão21/09/2023
4º dia de discussões contou com reuniões em diversas áreas e visitas para análises econômico-financeiras
Dando continuidade à última Missão de Supervisão ao Projeto Governo Cidadão, esta quinta-feira, 21, foi dedicada às avaliações realizadas para a elaboração do Relatório de Conclusão do Projeto. A equipe do Consórcio Setec – Diagonal, contratada para produzir o BCR (Borrower Completion Report), documento exigido pelo Banco Mundial para a finalização do empréstimo, focou na detalhada análise das execuções realizadas ao longo do tempo de vigência do Acordo. Ainda ocorreram outras discussões sobre as intervenções na área da Saúde, aquisições e análise econômico-financeira, incluindo visitas a empreendimentos viabilizados pelo acordo de empréstimo.
Durante as inspeções, o especialista na área econômico-financeira do Banco Mundial, Rodrigo Andrade, iniciou as visitas pela Escola Estadual Vale do Pitimbu, localizada na zona Sul de Natal. A unidade foi uma das 40 escolas reformadas e ampliadas por meio do Projeto Governo Cidadão. A escola ainda recebeu equipamentos e mobiliários que agora proporcionam conforto e segurança à comunidade escolar, que atualmente atende a 259 alunos do Ensino Fundamental I, nos turnos da manhã e da tarde.
Em seguida, o especialista visitou a Central do Cidadão Zonal Sul, situada no bairro de Capim Macio, em Natal. Essa central foi construída do zero em terreno próprio, com o objetivo de oferecer serviços públicos de qualidade à população, economizando nos gastos com aluguel. Além disso, recebeu a implementação de uma usina fotovoltaica, contribuindo para economia de energia. A intervenção total faz parte da ação do Governo do RN, que, por meio do Projeto Governo Cidadão, reformou ou construiu 22 novas centrais, além de implementar 18 sistemas de energia solar nesses equipamentos.
“Foram visitas extremamente positivas, pois, além vermos de perto o investimento e a conclusão das obras e aquisições, tivemos a oportunidade de ver resultados ainda mais significativos, aqueles que demonstram o impacto real dos investimentos para a população, com muitos benefícios para a comunidade em geral”, pontuou Rodrigo Andrade.
À tarde, na sede do Projeto, as reuniões continuaram com foco nas avaliações desenvolvidas pelo Consórcio Setec-Diagonal, desta vez na área da Educação. A especialista na área, Maria da Penha Gomes, apresentou uma avaliação preliminar dos resultados das iniciativas implementadas, que abrangem desde a elaboração de um documento curricular até os Projetos de Inovação Pedagógica (PIPS), construção, reformas e aquisição de equipamentos e mobiliários.
“De forma geral, essas iniciativas, especialmente as reformas e construções que ofereceram novas escolas para as comunidades escolares, tornaram-se atrativos para crianças e jovens, incentivando-os a estar e/ou retornar à sala de aula”, disse Maria da Penha, completando: “Além da educação oferecida e da garantia de boa alimentação, que é fundamental para a segurança alimentar, ter um ambiente novo, adequado e seguro é muito convidativo”. As apresentações das avaliações preliminares da Setec-Diagonal continuaram abrangendo outras áreas do Projeto, como Inclusão Produtiva, Recursos Hídricos, Estradas, Saúde, Segurança, entre outras.
As reuniões contaram com a participação dos membros da Unidade de Gerenciamento do Projeto Governo Cidadão (UGP), incluindo os gestores das Unidades Executoras de Serviços (UES), bem como consultores e técnicos. Representantes do Banco Mundial também estiveram presentes, incluindo os especialistas Leonardo Bichara, Adriana Martins, João Guilherme, Lauro Bassi, Ezaú Pontes, Rodrigo Andrade, Luís Dias, Luís Rubênio, Carlos Bellas e Paulo Fonseca.