RN ganha novo Centro de Inseminação Artificial em Bovinos
Assecom Governo Cidadão12/09/2023
Para marcar a inauguração, Emparn está realizando curso para capacitação de produtores, trabalhadores rurais e seus familiares
Com o objetivo de promover capacitação do produtor rural com uso de técnicas e boas práticas adequadas na pecuária, o Governo do RN está inaugurando o novo Centro de Formação de Inseminadores, localizado na Estação Experimental Felipe Camarão, conhecida como Fazenda Rockefeller, no município de São Gonçalo do Amarante. O prédio foi reformado, e equipamentos foram adquiridos por meio do Projeto Governo Cidadão e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Para marcar a data, a Emparn está realizando até sexta-feira (15) o curso de Inseminação Artificial em Bovinos, ministrado pelo pesquisador Paulo Basileu, com mais de 30 anos de experiência na área. A qualificação é destinada a produtores, trabalhadores rurais e seus familiares do Rio Grande do Norte. Ao final, os participantes receberão certificados com 20h de conteúdo entre teoria e prática. Conceito da inseminação, anatomia e fisiologia do aparelho reprodutivo da vaca e preparo do material para inseminação são alguns dos pontos abordados no curso.
“Esta é a primeira turma que estamos capacitando e pretendemos ofertar o curso para mais produtores e trabalhadores rurais até o final do ano”, comentou o diretor Presidente, Rodrigo Maranhão.
Para Maurício Souza, estudante do curso técnico de zootecnia na Escola do Senar, esta é uma importante oportunidade de crescimento profissional “Só tenho a agradecer a Emparn, pelo aprendizado proporcionado por este curso, muito importante para minha formação”, comentou o estudante que reside em São Paulo do Potengi.
FORTALECIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA NO RN O Centro de Formação de Inseminadores faz parte do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira, Bovina e Caprina do RN do Governo do RN, por meio do Governo Cidadão, com recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial. As iniciativas somam quase R$ 15 milhões, com objetivo de dotar o Estado de uma estrutura de excelência para atender às exigências dos órgãos fiscalizadores, bem como aos cerca de 2.500 produtores de leite e fornecedores do Programa do Leite do RN.
Dentro das iniciativas promovidas, foram distribuídas três milhões de mudas de palma forrageira; kits de inseminação artificial para bovinos foram adquiridos; tanques de resfriamento de leite foram disponibilizados aos produtores do estado; promovidas capacitações em inseminação artificial, em ultrassonografias para bovinos. Com foco no fortalecimento da bacia leiteira potiguar, foram construídas e equipadas 39 queijeiras no Seridó; capacitados beneficiários na área de laticínios, gestão de empreendimentos, além de terem sido adquiridos maquinários para produção e armazenamento de forragem e feno.