Queijeiro beneficiário do Projeto Governo Cidadão sobe ao podium do Mondial Du Fromage, na França
Assecom Governo Cidadão11/09/2023
Galego da Queijeira, diretamente de Tenente Laurentino Cruz, recebeu a medalha de bronze na categoria queijos tradicionais
O Seridó está em festa. O queijeiro Lucenildo Firmino – o Galego da Queijeira - do município de Tenente Laurentino Cruz, ganhou a medalha de bronze com seu queijo Coalho na 6ª edição do "Mondial Du Fromage – Et Des Produits Laitiers". A competição reúne representantes de cerca de 40 países e está acontecendo na cidade de Tours, na França, desde o domingo (10) e se estende até esta terça-feira (12). O Mondial du Fromage é organizado pela Guilde Internationale des Fromagers e promove premiações, palestras e encontros de profissionais do setor.
O produtor é beneficiário do Projeto Governo Cidadão, por meio do qual o Governo do Estado construiu e equipou sua queijeira dentro dos padrões sanitários vigentes, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Galego é ligado à Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa), sendo um dos 39 beneficiários do Edital de Leite e Derivados do Executivo estadual.
Premiado com terceiro lugar na categoria Tradicional, Galego falou de sua alegria, destacando a importância desse tipo de reconhecimento, que é resultado do trabalho e do empenho em se capacitar para entregar um produto de qualidade aos clientes.
“Não consigo dizer com palavras o que estou sentindo agora. Um queijeiro vindo lá de Tenente Laurentino, concorrendo com mais 600 queijeiros inscritos na competição, e conseguir levar uma medalha tão valiosa, valoriza muito o nosso produto. Não é só o Galego quem ganha com esse resultado, mas todo o nosso setor, todo o Rio Grande do Norte. Nosso queijo está ganhando o destaque que merece”, comemorou emocionado.
Essa será a primeira vez que um queijo artesanal produzido no Rio Grande do Norte será exposto e avaliado na competição. "É muito emocionante. Isso é fruto de um trabalho plantado lá atrás que está sendo colhido agora. Estou levando o nome do Seridó, de toda a cadeia produtiva de queijo da região. Só de participar, já estou muito feliz", conta Lucenildo.
História de Galego Lucenildo Firmino, que é conhecido como "Galego da Queijeira" na sua cidade, começou em 2011, quando ele deixou a cidade de Jucurutu, de onde é natural, para trabalhar na queijeira Serra de Santana, que pertencia ao irmão, em Tenente Laurentino Cruz. Ele já tinha experiência na área por ter trabalhado em função semelhante no final da década de 1990.
Em 2016, o irmão abriu mão do negócio, que foi adquirido por "Galego". Ele investiu em cursos, em equipamentos, melhorou a produção e passou a ganhar prêmios já no ano seguinte, contabilizando com o atual, dez prêmios entre nacionais e internacionais.