Programa Mais Mercados promove capacitações com foco na temática de Circuito Curto de Comercialização
ASSECOM Governo Cidadao 08/09/2023
Iniciativa viabilizada pelo Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão, é coordenada pela Sedraf RN
Abordando a temática de Circuito Curto de Comercialização, o Programa Mais Mercados iniciou uma série de capacitações direcionadas aos agricultores familiares, nesta quarta-feira (6), no município de Tibau, na Costa Branca potiguar. O Mais Mercados é uma iniciativa do Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão, e é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf RN).
A Oficina da Agricultura Familiar e Economia Solidária passará por todas as regiões do Estado, trabalhando a importância dos sistemas alternativos com foco na proximidade do produtor e consumidor, fortalecendo a agricultura local e regional. Dentre os pontos trabalhados com os produtores rurais, estão a distribuição, o transporte e a gestão das vendas das produções.
“Ações como essa vêm para fortalecer a agricultura familiar de nosso município e as nossas feiras. O conhecimento que adquirimos é importante para que os produtores saibam como se articular para gerir seus negócios, produzindo bastante e trazendo mais clientes para adquirir produtos de qualidade, gerando renda para todos nós, agricultores familiares, e mais que isso, aquecendo a economia do município”, destacou a agricultora familiar e secretária de Agricultura Familiar do município de Tibau, Tatiana Muniz.
MAIS MERCADOS O Programa Estadual de Apoio ao Acesso a Mercados Privados pela Agricultura Familiar – Mais Mercados, é fruto da parceria do Projeto Governo Cidadão com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). O foco é de otimizar e articular as ações estaduais de fomento de acesso aos mercados, regularizada pela publicação de um decreto que institui as ações da Sedraf junto à agricultura, como feiras da agricultura familiar, espaços fixos de comercialização, rodadas de negócio, prospecção de mercados e certificação participativa orgânica.