Mudança de Vida: Comunidade de Doutor Severiano celebra seis anos de abundância de água
ASSECOM Governo Cidadão07/09/2023
Associação beneficiada com Sistema de Abastecimento doa mudas para comemorar os seis anos da chegada de água à comunidade
Comemorar o simples ato de abrir a torneira e ter água para todas as necessidades diárias pode parecer rotineiro para muitos, mas para as 100 famílias beneficiárias do Projeto Governo Cidadão, ligadas à Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Santa Luzia, no município de Doutor Severiano, isso representa uma verdadeira transformação de vida.
O Governo do RN implementou o Sistema de Abastecimento, que capta água do Açude Bom Sucesso e possui reservatório de 50 mil litros, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Ação Social (Sethas), com recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.
Hoje, em 7 de setembro de 2023, esses agricultores e suas famílias celebram a independência que a água lhes trouxe ao longo dos últimos seis anos, desde que o Sistema de Abastecimento de Água começou a fornecer esse recurso essencial em cada uma de suas casas.
Para marcar essa data especial, uma ação apoiada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) distribuiu 1357 mudas de árvores frutíferas para os agricultores do município e região.
Damião Freire, secretário da associação, relembra que a falta de água sempre foi uma realidade dolorosa na comunidade. Por isso, o dia de hoje é motivo de grande alegria e esperança. "Antes, o que víamos aqui eram homens e mulheres carregando água em jumentos, percorrendo mais de dois quilômetros, subindo e descendo serras. Essa realidade mudou desde aquele 7 de setembro de 2017, quando fomos agraciados com o sistema de abastecimento", declarou. Ele acrescentou que "a comunidade ganhou qualidade de vida, reduzindo o êxodo rural e trazendo de volta pessoas que haviam deixado a região em busca de cidades maiores".
Os benefícios não se limitaram ao acesso à água de qualidade; a autogestão eficaz do sistema, financiada pela taxa cobrada por seu funcionamento, possibilitou reparos em uma passagem molhada que há muito tempo não recebia manutenção. Durante a pandemia, foram produzidas 10.800 máscaras distribuídas gratuitamente na comunidade e arredores, e através do programa RN Chega Junto, foram entregues 203 cestas básicas para famílias necessitadas, além de 202 mudas de cajueiros enxertados.