Capacitação do Mais Mercados fortalece cooperativas e associações de agricultores familiares no mercado privado
Governo Cidadão30/08/2023
Especialista do Banco Mundial compartilhou conhecimentos aplicáveis às iniciativas locais
Em mais uma etapa do programa Mais Mercados - promovido pelo Projeto Governo Cidadão e financiado por meio de empréstimo estatal junto ao Banco Mundial -, com a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf-RN), associações e cooperativas de agricultores familiares do Estado foram beneficiadas por ações colaborativas.
No encontro que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEEC), nesta quarta-feira (30), Wilson Dias, consultor do Banco Mundial e ex-diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR BAHIA, compartilhou práticas eficazes em relação ao acesso a mercados privados, proporcionando uma capacitação valiosa aos beneficiários do Programa Mais Mercados.
Dentre os pontos importantes da capacitação, Wilson destacou pontos importantes que devem ser considerados no acesso aos mercados:
1. PLANEJAR O VOLUME DA PRODUÇÃO E O VOLUME PARA VENDA; 2. DEFINIR O MERCADO DE ATUAÇÃO; 3. DEFINIR O CANAL DE DISTRIBUIÇÃO PARA O PRODUTO; 4. IDENTIFICAR AS ESPECIFICIDADES DOS MERCADOS EM FOCO; 5. BUSCAR O SELO DE INSPEÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR; 6. FOCAR NO PREÇO COMPETITIVO; 7. PROMOVER REGULARIDADE NA OFERTA COM LOGÍSTICA ADEQUADA; 8. BUSCAR ÁREA COMERCIAL ADEQUADA (CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO), MANTER RELACIONAMENTO COM CLIENTE E DESENVOLVER O PÓS VENDA.
A reunião teve a participação de importantes organizações, como FETARN, FETRAF, COOPAPI e UNICAFES, e também contou com a presença da deputada estadual Isolda Dantas, enriquecendo ainda mais o engajamento e o alcance dessa ação voltada ao desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.
"Este momento representa um avanço significativo em nossa jornada para integrar os agricultores familiares no mercado privado, mantendo nosso compromisso com a promoção das compras públicas", afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima. Ele acrescentou: "O encontro de hoje, assim como todas as iniciativas do Mais Mercados, é possível graças ao Projeto Governo Cidadão".
Corroborando Lima, a secretária de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão, e coordenadora do Projeto Governo Cidadão, Virgínia Ferreira, finalizou: “A crescente valorização da agricultura familiar está ligada à sua multifuncionalidade, que além da produção de alimentos, desempenha um papel crucial ao criar empregos e gerar renda por meio de sistemas agrícolas diversificados. O encontro de hoje destaca um elemento fundamental: o conhecimento, que unido à experiência dos nossos agricultores, vai gerar resultados significativos e prósperos”.