Barragem de Lucrécia se destaca com Implementação de Sonorização e Plano de Ação de Emergência
Assecom Governo Cidadão25/08/2023
Reservatório será pioneiro ao incorporar aparelhagem de sonorização no Nordeste
Após a conclusão das obras de recuperação da Barragem de Lucrécia, localizada no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, o reservatório passará a se destacar não apenas por sua relevância para a infraestrutura hídrica da região, mas também por ser pioneiro ao incorporar um sistema de sonorização, com o objetivo de garantir a segurança da população local. A empresa executora da implementação da sonorização, TECAL, juntamente com a supervisora QS Oiticica, continuam a seguir rigorosamente o Plano de Ação de Emergência (PAE), priorizando a segurança e comunicação em casos de emergência. A intervenção está sendo viabilizada pelo Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial e está programada para o mês de outubro deste ano.
A instalação de um sistema avançado de sonorização será um marco para o Nordeste que, contando com uma sala de monitoramento equipada, permitirá uma comunicação direta em situações de emergência, possibilitando uma resposta mais rápida e coordenada para qualquer eventualidade. Isso contribuirá significativamente para a segurança dos moradores da região.
A implementação da sonorização além de tratar-se de um avanço tecnológico, é também um exemplo de parceria entre a comunidade e as instituições envolvidas. O povo de Lucrécia tem desempenhado um papel crucial, acompanhando o trabalho das empresas executora e supervisora e compartilhando informações. Ao final da implementação dos equipamentos, também seguindo o Plano de Segurança de Barragens, o Projeto Governo Cidadão e a Semarh promoverão treinamentos para que a população esteja qualificada a atender os alertas desses equipamentos.
“Em um cenário onde a melhoria de infraestruturas hídrica é uma prioridade, a Barragem de Lucrécia se destaca não apenas como uma realização de engenharia, mas também como um exemplo de cooperação e compromisso com a segurança para com a população. Com a implementação da sonorização e a operação em conformidade com o Plano de Ação de Emergência, a barragem está preparada para enfrentar os desafios futuros e garantir a tranquilidade da população local”, finalizou a secretária do Planejamento, do Orçamento e Gestão, e coordenadora do Governo Cidadão, Virgínia Ferreira.