Governo do RN promove mais segurança para as Centrais do Cidadão
com informações do Governo do RN09/08/2023
Das 29 unidades que receberão sistemas modernos de videomonitoramento, 22 receberam reformas ou foram construídas com recursos do Governo Cidadão
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Gabinete Civil da Governadora (GAC), está investimento na modernização do sistema de videomonitoramento das 29 Centrais do Cidadão, que agora contarão com sistemas modernos de vigilância, proporcionando além de mais segurança aos usuários, cidadãos e servidores, além de um maior controle e agilidade na identificação e respostas a possíveis ocorrências. Os investimentos são na ordem R$ 412 mil reais por ano.
Atualmente, os sistemas de segurança são limitados ao conhecimento operacional nas unidades. Mas com a implementação do novo sistema, a Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (CODACI), responsável pela implementação e gestão do Programa Central do Cidadão, terá acesso em tempo real às imagens de todas as unidades de atendimento. Isso possibilitará também a vinculação ao Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (CIOSP).
Também serão instalados alarmes para que qualquer invasão seja comunicada imediatamente às autoridades policiais. Assim, os novos sistemas proporcionam mais agilidade e praticidade para a proteção do cidadão, dos servidores e do patrimônio público.
CENTRAIS DO CIDADÃO E PROJETO GOVERNO CIDADÃO A construção de 16 novas sedes próprias das Centrais do Cidadão e a reforma de outras seis, totalizando 22 unidades, foram todas realizadas por meio do Governo Cidadão. O Governo do Estado investiu mais de R$ 50 milhões em Centrais do Cidadão pelo RN, nos municípios de Alexandria, Apodi, Assú, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró (Rodoviária), Natal (Zona Sul, Norte e Oeste/Rodoviária), Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Miguel e São Paulo do Potengi.