Associação Joca: Transformando o Mel de Jandaíra em um Sucesso no Mercado
ASSECOM Governo Cidadão 24/07/2023
Por meio da meliponicultura, eles transformaram esse sonho em uma fonte de emprego e renda para a comunidade local
No município de Jandaíra, a 120 km de Natal, um grupo de agricultores e agroecologistas está revolucionando a produção de mel da abelha nativa sem ferrão da região, conhecida como abelha Jandaíra. Por meio da meliponicultura, eles transformaram esse sonho em uma fonte de emprego e renda para a comunidade local. A Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (Joca) tem sido responsável por produzir e comercializar o renomado mel de Jandaíra há mais de 10 anos.
Com cerca de 200 colmeias distribuídas nas casas de cada família da comunidade, a associação tem focado no crescimento da produção. Agora, com equipamentos adequados para a meliponicultura, o objetivo é aumentar a produção de 700 kg/ano para uma tonelada anual. Além do mel, eles também estão produzindo licor do mel de Jandaíra e geleia de goiaba, utilizando as frutas dos quintais polinizados pelas abelhas sem ferrão. Atualmente, a associação conta com 30 famílias diretamente envolvidas e outras 30 famílias que contribuem indiretamente.
Essa realidade só se tornou possível graças ao apoio do Governo do Estado, por meio do edital de Iniciativas de Negócios Sustentáveis de Inclusão Produtiva. O investimento, viabilizado com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, ultrapassou os R$ 420 mil. Com esses recursos, foi possível reformar e ampliar a Casa de Mel, que agora conta com uma cozinha comunitária e um auditório. Além disso, a associação adquiriu um veículo utilitário, máquinas e equipamentos apícolas, mobiliários e computadores para o escritório, fortalecendo a infraestrutura necessária para o crescimento do negócio.
"Esses investimentos vieram para fortalecer essa cadeia produtiva e dar esperança a esses jovens de viverem em sua terra e dela tirarem seu sustento. São oportunidades como essas que farão nossos jovens buscarem o sucesso em suas próprias regiões, sem necessidade de procurar grandes centros", ressaltou Gustavo Coêlho, secretário de Estado da Infraestrutura e ordenador de despesas do Projeto Governo Cidadão.
Além de conquistarem a autonomia na produção, outro grande sonho dos jovens do cabeço era comercializar seus produtos em empórios renomados. Hoje, eles estão presentes em um dos estabelecimentos mais prestigiados da capital potiguar, Natal: o Empório Papa Capim. "Fazemos questão de inserir os produtos de agricultores familiares, comprando diretamente daqueles que produzem. E quando se trata dos produtos do Joca, oferecemos aos nossos clientes produtos premium", enfatizou Matheus Lins, do Empório Papa Capim.
“A inclusão dos produtos do Joca no Empório Papa Capim é uma prova do reconhecimento da qualidade e do valor que esses produtos têm alcançado no mercado. A associação se destaca pela produção sustentável, valorizando a biodiversidade local e contribuindo para a conservação das abelhas sem ferrão, fundamentais para a polinização e a preservação do ecossistema”, pontuou Francisco Melo Medeiros, um dos associados Joca.