Projeto Governo Cidadão e Banco Mundial encerram Missão para discutir possível novo empréstimo estatal
Assecom Governo Cidadão21/07/2023
Estradas, turismo e agricultura familiar são áreas de investimento na possível Fase 2 do Acordo de Empréstimo com aquela instituição financeira
Durante toda a semana, as equipes do Projeto Governo Cidadão em parceria com o Banco Mundial estiveram em uma missão de preparação para a possível Fase 2 do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN - Governo Cidadão. Nessa nova etapa, o objetivo do Executivo estadual é viabilizar US$180 milhões em recursos junto ao Banco Mundial, com foco na melhoria das rodovias, no fortalecimento do turismo responsável, na promoção da inclusão produtiva e no acesso ao mercado para os agricultores familiares.
Nesta sexta-feira (21), último dia de missão, foram discutidos o cronograma de preparação da avaliação econômica e financeira da Fase 2 do Projeto, bem como foram apresentadas as avaliações de custos e benefícios das iniciativas do atual projeto em relação à inclusão produtiva.
A análise foi conduzida pelo economista ligado à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Rubênio Borges. Essas avaliações são de extrema relevância para o desenvolvimento de novas ações na Fase 2. Também foram discutidas questões relacionadas às estradas que estarão incluídas no escopo da Fase 2, com a implementação ou recuperação de vias no estado.
“Meu agradecimento à equipe do Banco Mundial e do Governo do Estado pelo empenho nesta preparação da Fase 2 do projeto. Ficamos agora na expectativa para que o Banco tenha subsídios suficientes e que possa concluir a nota conceitual em breve”, pontuou a secretária de Gestão de Projetos Especiais e coordenadora geral do Projeto, Virgínia Ferreira.
“Agradecer também pela recepção de sempre e dizer que saímos hoje com todos os insumos necessários para a construção da nota conceitual, o documento mais importante para a preparação de um novo projeto”, destacou Leonardo Bichara, gerente do Projeto junto ao Banco Mundial.
PARTICIPAÇÃO Pela Unidade Gestora do Projeto Governo Cidadão (UGP), participaram os gerentes das Unidades Executoras de Serviços (UES), além de consultores e técnicos. Do Banco Mundial, estiveram presentes os especialistas: João Guilherme Queiroz, Leonardo Nascimento, Adriana Martins, Lauro Bassi, Carlos Lamas, Adriana Ormazabal Caballeros, Paulo Fonseca, Alberto Coelho, Gabriela Moreira (assistente de projetos) e Madison Davis (estagiário).