Governo Cidadão segue com o 4º dia de Missão com o Banco Mundial
Governo Cidadão 20/07/2023
Foram discutidas questões sociais e ambientais, além do arranjo financeiro para a Fase 2 do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN
Dando continuidade à Missão de Preparação para a possível Fase 2 do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN - Governo Cidadão, foram realizadas diversas reuniões para tratar do novo empréstimo de US$180 milhões junto ao Banco Mundial.
Na manhã desta quinta-feira (20), as equipes dos Núcleos Ambiental, Social e de Comunicação da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), bem como técnicos e gestores das Unidades Setoriais (UES) envolvidas nas iniciativas a serem desenvolvidas na próxima etapa, discutiram questões ambientais e sociais, a serem alinhadas às mudanças no Quadro Socioambiental proposto pelo Banco.
Durante a tarde, especialistas da instituição financeira apresentaram pontos importantes a serem considerados durante a implementação dos projetos, em relação ao Acordo de Paris para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. O Acordo de Paris, adotado na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC em Paris, tem como objetivo central fortalecer a resposta global às ameaças das mudanças climáticas e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças, por meio do tratado internacional.
Ao longo da quinta-feira (20), também foi discutida a versão atualizada do arranjo financeiro para a execução do Projeto, analisando os potenciais impactos dos novos arranjos financeiros do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Governança do Rio Grande do Norte.
FASE 2 A partir desse novo Projeto, o Executivo estadual busca viabilizar US$180 milhões em recursos junto ao Banco Mundial, com foco central em três áreas de investimento: estradas, turismo e agricultura familiar. O objetivo geral para a possível próxima etapa concentra-se na melhoria de rodovias, fortalecimento do turismo responsável, inclusão produtiva e acesso ao mercado para agricultores familiares.