Governo Cidadão e Banco Mundial seguem em missão para discutir a possível Fase 2 do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN
Governo Cidadão18/07/2023
Reuniões desta terça-feira (18) discutem os detalhes das iniciativas a serem viabilizadas por meio do novo projeto
O Projeto Governo Cidadão e o Banco Mundial continuam avançando rumo à possível Fase 2 do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte. O objetivo desta nova etapa é obter US$180 milhões em recursos do Banco Mundial para apoiar o Estado na implementação de infraestrutura regional, inclusão produtiva e acesso a mercados para agricultores familiares e empreendedores do turismo. O projeto visa a recuperação da malha viária, o fortalecimento do turismo responsável e a promoção da inclusão produtiva, facilitando o acesso ao mercado para agricultores familiares.
Nesta terça-feira, em reuniões realizadas nas salas e no auditório do Projeto, foram discutidos os detalhes das iniciativas a serem viabilizadas por meio desse novo projeto. Na área de estradas, foi apresentado um panorama detalhado sobre a composição, estratégia e execução dos investimentos, com base em estudos já realizados. Esses resultados serão incorporados ao planejamento da nova operação, levando em consideração as lições aprendidas na avaliação de impacto da Fase 1 (atual).
No âmbito da agricultura familiar e do turismo, foram discutidos os instrumentos, estratégias e parcerias para a execução dessas iniciativas. Destacou-se a importância dos serviços de assistência técnica e a lógica por trás das intervenções nessas áreas. Foram abordados os objetivos específicos, os beneficiários, os instrumentos a serem utilizados e os resultados esperados.
Com essa possível Fase 2 do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte, o governo estadual busca impulsionar o crescimento econômico, fortalecer setores-chave e promover um desenvolvimento econômico sustentável, garantindo o bem-estar da população. “Essa parceria com o Banco Mundial representa uma oportunidade importante para obter os recursos necessários e implementar projetos que beneficiem diretamente as comunidades locais e promovam o desenvolvimento da economia norte rio-grandense”, finalizou a secretária de Gestão de Projetos Especiais e coordenadora geral do Projeto Governo Cidadão, Virgínia Ferreira.
Participaram das discussões, a gerente executiva do Projeto, Ana Guedes, acompanhada dos gerentes das Unidades Executoras de Serviços (UES), além de consultores e técnicos. Pelo Estado, a secretária adjunta da Secretaria de Turismo e gerente da UES, Solange Portela; a diretora do Departamento de Estradas de Rodagens Natércia Nunes, o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte César Oliveira, além de representantes técnicos das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (SEDRAF) e do Turismo.
Pela Banco Mundial, estiveram presentes o gerente do Projeto para o Banco, Leonardo Bichara, e os especialistas: João Guilherme Queiroz, Adriana Martins, Lauro Bassi, Adriana Ormazabal Caballeros, Paulo Fonseca, e Madison Davis (estagiário).