Queijeiras beneficiárias do Projeto Governo Cidadão sobem ao podium do Prêmio Queijo Brasil
Assecom Governo Cidadão10/07/2023
Evento aconteceu entre os dias 4 e 9 de julho no Parque Vila Germânica de Blumenau-SC
Quatro queijeiras beneficiárias do Projeto Governo Cidadão, localizadas na região do Seridó, têm motivos de sobra para celebrar. Durante o VI Prêmio Queijo Brasil, realizado entre os dias 4 e 9 de julho no Parque Vila Germânica em Blumenau-SC, os queijos produzidos por essas queijeiras foram reconhecidos e premiados. Essa competição, promovida pela Associação de Queijeiros, é considerada uma das mais conceituadas do país.
No evento, o Rio Grande do Norte conquistou 14 medalhas, sendo que grande parte delas foi atribuída aos queijos produzidos pelas queijeiras do Seridó, que foram construídas e equipadas pelo Governo do RN através do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca. Entre as queijeiras beneficiárias do projeto, destacam-se aquelas que receberam medalhas de ouro, prata e bronze:
MEDALHA DE OURO: Queijeira do Zaca - Queijo de Manteiga Queijeira Galego da Serra - Queijo de Coalho Queijeira JC - Queijo de Manteiga
MEDALHA DE PRATA: Queijeira JC - Queijo de Coalho
MEDALHA DE BRONZE: Queijeira do Zaca - Queijo de Manteiga ancestral Queijeira do Zaca - Queijo de Coalho Antônio Cipriano de São João do Sabugi
Cláudia Araújo, produtora da Queijeira JC de Caicó, que recebeu a medalha de ouro e prata pelos queijos de manteiga e coalho, respectivamente, expressou sua felicidade: "Estamos imensamente felizes. Sermos reconhecidos em um evento nacional tão prestigiado como esse, demonstra que estamos mantendo a qualidade de nossos produtos e satisfazendo nossos clientes". Ela também lembrou que o mesmo queijo de manteiga recebeu uma medalha de ouro no campeonato mundial no ano passado.
O evento contou com a participação de mais de 30 queijeiras de diversas regiões do Brasil, e os jurados seguiram regras internacionais adaptadas para cada estilo de queijo artesanal.
“Na medida em que o Governo do RN construiu e equipou essas queijeiras e capacitou seus beneficiários, os colocou também no mercado formal de nosso Estado. Agora, eles galgam ainda mais espaços, outros mercados e levam os queijos seridoenses para o mundo”, disse o secretário de Infraestrutura e ordenador de despesas do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coêlho.
ACESSO A MERCADOS Além do concurso, também foi realizada a Feira de Produtores, um espaço destinado ao networking dos participantes, comerciantes e donos de restaurantes, bem como para o público conhecer os diversos tipos de queijos. A feira contou com 15 estandes que apresentavam marcas de produtores de azeites de oliva, cafés, charcutarias, embutidos, cervejas, vinhos e geleias.
Cláudia comemorou o sucesso da feira: "A Rodada de negócios e a feirinha foram experiências importantíssimas para expandir nossos contatos com comerciantes e consumidores diretos que não conheciam nosso produto. Na feirinha, o sucesso foi tão grande que, no segundo dia, já havíamos vendido tudo o que levamos".
QUEIJEIRAS DO SERIDÓ – EDITAL DO LEITE E DERIVADOS O Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do Estado, através do Projeto Governo Cidadão, Secretaria de Agricultura (Sape) e recursos do Banco Mundial, beneficiou centenas de queijeiros potiguares com a construção e montagem de 39 queijeiras ligadas às cooperativas Capesa e Coafs. A primeira recebeu mais de R$ 6,6 milhões em recursos, enquanto a segunda se beneficiou com R$ 12,5 milhões. Todas as unidades foram estruturadas de forma que atendam os padrões sanitários vigentes e alcem os produtos a novos e maiores mercados.