Finalizada a primeira semana da Jornada de Fruticultura Sustentável
Assecom Governo Cidadão07/07/2023
Capacitações desta sexta-feira (7) aconteceram no município de Touros
A 1ª Jornada de Fruticultura Sustentável, atividade técnica que foi realizada nas cidades de Mossoró, Ipanguaçu, Ielmo Marinho e Maxaranguape, finalizou essa primeira semana no município de Touros. A iniciativa está inserida no Projeto de Fortalecimento da Produção Sustentável RN, coordenado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN). O projeto ainda engloba outros municípios, incluindo Assú, Alto do Rodrigues e Ceará-Mirim, no total de oito cidades.
Nestes últimos dias, a ação do Governo do Estado, por meio da Emater-RN e Projeto Governo Cidadão, buscou desenvolver diversas capacitações em fruticultura irrigada nas comunidades rurais, com foco na produção sustentável e racional de alimentos. Esse foi apenas o início das jornadas que serão mensais e atenderão, inicialmente, 14 comunidades e assentamentos rurais. Foram parceiros neste trabalho, a Embrapa, Emparn, prefeituras municipais, Banco do Nordeste e IFRN.
Nesta sexta-feira (7), em específico, a Jornada qualificou os agricultores familiares do município de Touros no preparo de caldas alternativas. O encontro aconteceu na Associação dos Agricultores de Boa Cica. Caldas alternativas são soluções que podem não ter sido testadas em experimentos oficiais, porém de uso relativamente comum pelos agricultores, com o objetivo de disponibilizar informações sobre as várias alternativas de manejo de pragas e doenças, principalmente na agricultura familiar.