Governo do RN busca iniciativas para o fortalecimento do Turismo Regional e Sustentável com visita às queijeiras do Seridó
Governo cidadão 01/07/2023
Setur, Sedraf e Emprotur RN visitaram queijeiras no Seridó nesta quarta-feira (28)
Em um esforço para fortalecer o turismo regional e sustentável no Rio Grande do Norte, a secretária de Turismo do Estado, Ana Maria Costa, realizou uma visita a algumas queijeiras do Seridó, construídas e equipadas pelo Governo do RN, a partir do Governo Cidadão e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca (SAPE). A iniciativa teve como objetivo destacar a importância dessas unidades de beneficiamento de leite para a economia local e como potem interagir com o potencial turístico da região. Também estavam presentes, a diretora da Emprotur, Nayara Santanna e o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Emerson Cenzi, responsável pelo setor de acesso a mercados e cooperativismo. As visitas aconteceram nesta quarta-feira (28).
Na ocasião, foram exploradas duas queijeiras em destaque na região: a Queijeira de Zaca e a Queijeira de Zé Filho, localizadas nas cidades de São João do Sabugi e Carnaúba dos Dantas, respectivamente. Essas queijeiras foram construídas e equipadas pelo Governo do RN, por meio do empréstimo junto ao Banco Mundial, a partir do Edital de Leite e Derivados do Governo Cidadão e da Secretaria de Estado da Agricultura (SAPE), com foco na inclusão produtiva e no acesso a mercados, além de fortalecer a Pecuária Leiteira no RN. Além dessas iniciativas, o projeto vem desenvolvendo ações como a produção e comercialização de feno, a distribuição de sementes de palma forrageira, a produção de silagem e a aquisição de equipamentos como tanques de resfriamento de leite coletivos e veículos.
Durante a visita, a secretária Ana Maria da Costa ressaltou a importância do investimento do Governo do RN na estruturação das queijeiras por meio do projeto do Governo Cidadão. “Essa foi a primeira visita da Secretaria de Turismo às queijeiras do Seridó que têm recebido investimento do Governo estadual. Após esse trabalho de estruturação e formalização, será possível trabalhar esses locais para receber turistas. Pensando no desenvolvimento sustentável do turismo, valorizando a cultura local e preservando o meio ambiente, e neste cenário as queijeiras têm papel fundamental na preservação das tradições locais e na geração de empregos e renda para as comunidades rurais do Seridó”, pontuou Aninha. “O fortalecimento do turismo regional e sustentável no Rio Grande do Norte é uma estratégia para diversificar a economia do Estado e criar oportunidades para os produtores rurais. A iniciativa demonstra o compromisso do Governo em apoiar e fortalecer o setor, além de promover a valorização da gastronomia e das tradições locais”, pontuou o secretário de Infraestrutura e ordenador de despesas do Governo Cidadão, Gustavo Coêlho.
EDITAL DO LEITE E DERIVADOS DO RN O Edital do Leite e Derivados do Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão e da SAPE, construiu e equipou 39 queijeiras ligadas às cooperativas Agropecuária do Seridó (CAPESA) e dos Agricultores Familiares do Seridó (COAFS). Todas as unidades foram estruturadas sob os padrões sanitários vigentes.
A COAFS e a CAPESA ainda receberam, respectivamente, reforma e usina fotovoltaica que fornecerá parte da energia de que necessitam. No caso da CAPESA, a usina serve ao funcionamento das unidades de beneficiamentos ligadas à cooperativa. O Edital se deu a partir do investimento estatal que ultrapassa os R$ 20 milhões, viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial.