Produtores do Distrito de Irrigação do Baixo Açu celebram sucesso na produção
Assecom Governo Cidadão27/06/2023
Frutas vêm sendo comercializadas em redes de supermercados e exportadas para o exterior - reconhecimento além das fronteiras estaduais
Atualmente, os produtores rurais do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (DIBA), em Alto do Rodrigues, estão colhendo os frutos de seus esforços e investimentos estaduais. Graças ao apoio do Governo do RN, através do Projeto Governo Cidadão, que promoveu melhorias nos sistemas de irrigação, esses agricultores estão comercializando suas frutas em redes de supermercados, exportando para o exterior e ganhando reconhecimento além das fronteiras estaduais.
Há décadas, os produtores rurais norte-rio-grandenses sonhavam em ver suas frutas chegarem a mesas não apenas dos potiguares, mas também dos brasileiros e europeus. Agora, esse sonho se tornou realidade para diversos agricultores do DIBA. Com investimentos viabilizados pelo empréstimo do Banco Mundial, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAPE), o DIBA recebeu melhorias significativas nos sistemas de irrigação, impulsionando a produção local.
Um exemplo é Aldair José, produtor que cultivava banana, manga e mamão em meio às dificuldades, enfrentando equipamentos obsoletos. Após o investimento estatal, ele viu sua produção aumentar consideravelmente e suas frutas ganharem destaque no mercado. Atualmente, Aldair colhe cerca de 25 mil quilos de mamão, 16 mil quilos de manga e 6 mil quilos de banana mensalmente. Seus produtos são comercializados na Ceasa e distribuídos para redes de supermercados em Natal, além de serem exportados para diferentes estados brasileiros e para a Europa.
Múcio Luiz de Almeida, outro produtor beneficiado pelo Governo Cidadão, também compartilha desses resultados positivos. Ele produz aproximadamente 25 mil quilos de banana por mês, com toda a produção sendo escoada para os supermercados da região, especialmente nos municípios de Alto do Rodrigues, Carnaubais, Pendências, Lages, Assú e Caicó.
“Esse tipo de iniciativa é importante para que o pequeno agricultor e a agricultura familiar sejam valorizados, porque eles geram empregos, empreendedorismo, e acima de tudo laços com os nossos fornecedores que são quem de fato produz os alimentos”, disse a diretora comercial do supermercado Soberano em Alto do Rodrigues, Josiane Alves.
O secretário de Infraestrutura e ordenador de despesas do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coêlho, enfatizou que esses investimentos no Distrito de Irrigação do Baixo Açu refletem o comprometimento do poder público com o desenvolvimento agrícola da região. Essas melhorias fortalecem a economia local e oferecem condições favoráveis para os agricultores expandirem suas atividades, alcançando resultados cada vez mais positivos. O sucesso dos produtores do DIBA é uma prova concreta dos benefícios gerados pelos investimentos públicos nas áreas agrícolas do Estado.
Além das frutas mencionadas, o DIBA que conta com 143 lotes em funcionamento entre produtores de larga escala e agricultores familiares, que geram cerca de 3 mil empregos. Além das culturas citadas, o distrito também abriga produtores de coco-verde e seco, capim, sementes de feijão, milho, sorgo, abóbora, melão e melancia. Com o suporte hídrico do Rio Açu, auxiliado pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e pelos aquíferos subterrâneos, aliado às condições climáticas favoráveis, a região possui um cenário propício para a agricultura irrigada.