Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos: um ambiente de equidade para todos os estudantes
Assecom Governo Cidadão12/06/2023
Reforma e ampliação promovem acessibilidade e oferecem ensino especializado aos alunos
Poder acessar todos os espaços da escola e se deslocar livremente sem precisar de ajuda nem sempre foi uma realidade para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Kênia Kayane, de 19 anos. Aluna com deficiência (PCD) – tendo sido cadeirante por um longo tempo, e hoje dependendo do andador –, num passado recente, dependia da assistência de colegas e professores para chegar a determinados locais da sua escola. No entanto, após a reforma realizada na Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos, Kênia, agora, pode afirmar com entusiasmo que é livre para escolher aonde ir.
“Antes eu passava muitas dificuldades e – mesmo tendo sido criada por minha mãe para ser independente – em determinados momentos só conseguia ir à sala de aula com ajuda, precisando até subir escadas. Hoje, vou pra todo lugar, até ao banheiro vou sozinha, imagina!”, comemorou Kênia, referindo-se aos banheiros que foram construídos com total acessibilidade, portas largas, barras de sustentação e sinal sonoro.
Além da melhoria na acessibilidade física, a escola também oferece ensino especializado, com uma sala de recursos multifuncionais e a presença da professora de Educação Especial, Nirleusa Carla. Essa iniciativa visa proporcionar um ensino inclusivo e de qualidade para os alunos com necessidades específicas, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado.
“Muitas vezes, esses alunos que têm alguma deficiência, não recebem o acompanhamento que necessitam. Aqui, trabalhamos as dificuldades e estimulamos outros pontos de igual importância. E isso só é possível graças aos equipamentos que recebemos nesta sala de recursos especiais, pois cada um desses materiais ao serem aplicados nas aulas, atingirão um objetivo de extrema necessidade”, destacou Nirleusa.
Localizada no município de Senador Elói de Souza, a Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos é a 40ª escola a ser reformada e ampliada por meio do Projeto Governo Cidadão. Essa iniciativa tem como objetivo promover melhorias significativas na Educação do Rio Grande do Norte, por meio de obras físicas e aquisição de equipamentos. A reforma e ampliação da escola foram realizadas levando em consideração todos os aspectos de acessibilidade, todos num mesmo nível e/ou com rampas de pouca inclinação.
Os 410 estudantes dos ensinos fundamental, médio e EJA, além dos professores e servidores, dispõem de um ambiente adequado ao processo de ensino e aprendizagem. O local foi equipado com mobiliário novo, oferece acessibilidade em todas as áreas, conta com equipamentos para laboratórios, mobiliário completo, utensílios e equipamentos de cozinha, além de condicionadores de ar em todas as salas.
“Os resultados da iniciativa têm sido extremamente positivos. Além de atrair novas matrículas para o ensino fundamental, o índice de abandono escolar tem diminuído consideravelmente. Um fato a ser destacado é que não foi registrada evasão por parte dos estudantes desde a implementação das melhorias”, comemorou a diretora Dalvanice Santos.
No total, com os recursos estaduais obtidos por meio de um acordo de empréstimo com o Banco Mundial, o Governo do RN reformou e ampliou 40 escolas e construiu outras seis, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). O investimento total foi de cerca de R$ 100 milhões, beneficiando mais de 20 mil estudantes em 32 municípios do estado.
“A reforma e ampliação da Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos não apenas proporcionaram um ambiente inclusivo e acessível aos estudantes, mas também evidenciaram o compromisso do Governo do RN em promover uma educação de qualidade e igualdade de oportunidades para todos. Essa iniciativa representa um importante passo para o fortalecimento do sistema educacional do Estado, garantindo que cada aluno tenha a chance de desenvolver todo o seu potencial”, finalizou o secretário de Infraestrutura e ordenador de despesas do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coêlho.