Investimentos do Governo Cidadão fortalecem a Educação no RN
Assecom Governo Cidadão25/05/2023
Reformas, aquisição de equipamentos e inovações pedagógica e tecnológica impulsionaram metas educacionais
O Governo do Rio Grande do Norte tem desempenhado um papel fundamental para o fortalecimento da Educação no Estado, com ações executadas pelo Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão e pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), com recursos oriundos do Acordo de Empréstimo junto ao Banco Mundial. Desde a sua implementação, o Projeto tem se destacado pela reforma e construção de escolas, pelo desenvolvimento de Projetos de Inovação Pedagógica (PIP), da implementação do Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental, dentre outras iniciativas. Essas ações têm contribuído para o alcance das metas estipuladas à época em que o Acordo de Empréstimo foi firmado, que visavam proporcionar uma educação de qualidade e o combate ao abandono escolar.
Uma das realizações mais significativas do Projeto Governo Cidadão foi a reforma de 40 escolas em todo o estado do Rio Grande do Norte, como a que ocorreu na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, em Caicó. A unidade recebeu diversas melhorias estruturais que vêm proporcionando ambientes mais adequados para o aprendizado, espaços confortáveis e seguros, além de equipamentos que estimulam a permanência dos estudantes na instituição de ensino. Intervenções de grande importância foram realizadas seguindo os padrões referenciais de ordem operacional e estrutural, entregando a escola com acessibilidade e laboratórios dos mais diversos componentes curriculares.
“Todas essas melhorias promoveram uma diminuição na taxa de abandono escolar. Oferecer um ensino – reconhecidamente – de qualidade, numa estrutura com conforto e segurança têm nos ajudado a manter os nossos alunos na escola e isso nos dá uma sensação de que estamos no caminho certo", disse a vice-diretora da Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo, Lizandra Santos.
O diretor Mariel Holanda completou: “Aqueles que insistem em nos deixar, em sua maioria do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a gente faz a busca ativa, vê uma maneira de ajudá-los, mas é uma situação mais difícil, porque se trata de estudantes maiores de idade e que já são donos da própria vida. Ainda assim, temos muito a comemorar, pois tivemos uma redução nas taxas de abandono. Para se ter uma ideia, – ainda como consequência da pandemia da Covid 19 – em 2021, 85 alunos abandonaram a escola, e em 2022 já começamos a verificar uma pequena diminuição, para 82 alunos. Agora, com todo o trabalho de busca e escuta das dificuldades desses estudantes, até o momento, já próximos ao meio do ano, não contabilizamos nenhum abandono”, pontuou.
Também com relação à aparelhagem das unidades escolares, é importante destacar a viabilização de recursos tecnológicos, como computadores, tablets e equipamentos audiovisuais, que vêm auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos. Essa modernização contribui para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do século XXI, capacitando-os para o mundo digital em constante evolução.
PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA Ainda com foco no fortalecimento dos alicerces da Educação, em 2017, a Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo foi beneficiada com um PIP. A iniciativa foi direcionada à área de desenvolvimento da leitura e letramento, tendo como principal meta o desenvolvimento da criatividade, leitura, escrita e interpretação de texto tanto na área de Língua Portuguesa como nas outras disciplinas curriculares. Através do PIP, os alunos puderam vivenciar atividades dinâmicas, lúdicas, além de aulas de campo.
DOCUMENTO CURRICULAR Outro aspecto relevante do Projeto Governo Cidadão foi a implementação do Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Essa ferramenta funciona como um guia para os educadores, orientando-os em relação às competências e habilidades que devem ser desenvolvidas em sala de aula. “A partir das orientações curriculares desse documento, as escolas tiveram a oportunidade de reorganizar seus Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) e alinhar suas práticas educacionais com as diretrizes propostas”, ratificou Mariel.
Para garantir a efetivação do Documento Curricular, em 2019 foi realizada uma formação continuada em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, a fim de proporcionar aos profissionais da educação a compreensão para a implementação do novo currículo, fortalecendo a qualidade do ensino nas escolas potiguares. A parceria entre as diferentes esferas de governo demonstra o comprometimento com a melhoria da educação, promovendo ações conjuntas para o benefício de toda a comunidade escolar.
PNAE De forma mais abrangente, focando no equilíbrio regional, uma das metas do escopo do Projeto Governo Cidadão, além de melhorias específicas na Educação, são as iniciativas na inclusão produtiva que vem reforçando e estimulando a entrada de grupos produtivos beneficiários em iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece a alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
Na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, os grupos produtivos que fornecem alimentos aos quase 700 estudantes são formados por beneficiários do Governo Cidadão, como a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs), em São João do Sabugi, e o Núcleo de Produtores Cooperados da Comunidade Cajueiro, em Florânia. Esses agricultores familiares fornecem leite, iogurtes, frutas e polpas de frutas para a alimentação diária desses adolescentes e jovens.
“Além de ser uma renda certa para todos nós agricultores familiares, temos o prazer de conferir uma certa segurança alimentar para tantos jovens. E isso nos deixa imensamente felizes”, disse o responsável técnico do Núcleo Cajueiro, Carlos Medeiros Costa. O grupo produtivo fornece frutas e polpas para cerca de 40 escolas, garantindo faturamento de aproximadamente R$ 25 mil.
O Secretário de Infraestrutura e ordenador de despesas do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coêlho, destacou a importância dessas iniciativas desenvolvidas a partir do Acordo de Empréstimo: “Para que os investimentos tenham sustentabilidade, é de extrema importância que esses ciclos tenham uma ligação. Assim como nesta perfeita situação que vemos aqui: enquanto entregamos uma educação de qualidade, num ambiente adequado, oferecemos também uma alimentação rica e advinda de um arranjo produtivo que encontrou no PNAE, uma das possibilidades de ampliar seu mercado consumidor. É gratificante!”, finalizou Coêlho.
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José Ubiraci- Articulador Territorial do RN Sustentável no Alto Oeste
18/09/2014