Central do Cidadão Zona Sul contabiliza 12 mil atendimentos mensais
Assecom Governo Cidadão08/05/2023
Unidade construída no bairro de Capim Macio foi inaugurada em abril de 2022
Um ano após a sua inauguração, a Central do Cidadão da Zona Sul de Natal, localizada no bairro de Capim Macio, segue funcionando e aumentando a abrangência de seus atendimentos. Atualmente, a unidade que é uma das maiores e mais movimentadas do RN, vem promovendo cerca de 12 mil atendimentos na sede própria projetada para melhorar os serviços prestados à população.
A Central Zona Sul foi inaugurada em abril de 2022, uma construção baseada no novo padrão das Centrais, coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (SEAD), oferecendo mais conforto e comodidade para usuários e servidores. O investimento do Governo do RN, de R$ 2,6 milhão, foi viabilizado pelo Projeto Governo Cidadão e da SEAD, contando com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial.
“Faz gosto ser atendida num prédio com todo esse conforto e atendimento impecável. Vim fazer meu RG biométrico e fui muito bem recebida, foi tudo bem rápido e simples. Agora é só esperar o dia para vir resgatar meu novo documento”, disse a estudante Brena Vitória de 20 anos.
Entre os serviços prestados estão a emissão de CPF e de carteiras de identidade, orientação para carteira de trabalho digital, serviços do SINE, Detran, Justiça Eleitoral, RN Empreendedor, PROCON e do DECIDA (Delegacia do Cidadão). atendendo pelo menos sete bairros da capital potiguar: Lagoa Nova, Candelária, Capim Macio, Pitimbú, Neopólis, Ponta Negra e Nova Descoberta.
A pequena Sofia Eloá, de apenas um ano, já saiu com seu documento de RG. A mãe, Tatiane Silva, explicou que levou seus filhos há pouco mais de 20 dias à Central, e antes do prazo de entrega o documento ficou pronto. “Agora estão com seus documentos atualizados”.
Para agendar atendimento no ITEP, é necessário acessar agendamento.itep.rn.gov.br. Já para o DETRAN, o endereço é www.detran.rn.gov.br - “Agendamentos”.
O bom funcionamento se dá devido a diversos motivos. Segundo a gerente da unidade, Isabel Cristina, “trabalhar num ambiente confortável e seguro faz toda a diferença. Aqui servimos com muito amor”, finalizou.
ECONOMIA A mudança do Via Direta para um prédio próprio gerou uma economia de R$ 40 mil por mês, em aluguel, aos cofres públicos. O local utiliza, ainda, energia fotovoltaica, de fonte mais barata do que a energia da rede elétrica. Em fevereiro passado, 280 placas solares foram instaladas, com a expectativa de suprir totalmente a necessidade do imóvel de 1.017 m², com meta de produção excedente para ser destinada a outros órgãos governamentais.