Missão de Supervisão: Equipes do Projeto Governo Cidadão e Banco Mundial visitam sistemas de abastecimento e distribuição de água
Assecom Governo Cidadão27/04/2023
Inspeções chegaram aos municípios de São Miguel do Gostoso e Goianinha
A Missão do Banco Mundial de supervisão ao Projeto Governo Cidadão seguiu nesta quinta-feira (27) até o município de São Miguel do Gostoso, onde o Governo do RN está implementando o Sistema de abastecimento e distribuição de água. Com mais de 93% das intervenções executadas, faltando somente a ligação de energia junto à Cosern - o que ocorrerá em um processo à parte - o equipamento foi inspecionado pelos especialistas do Banco, junto aos consultores do Governo Cidadão e representantes da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). A expectativa é de que o equipamento beneficie mais de 10 mil pessoas.
O Poder Executivo estadual aplicou R$ 9,2 milhões, viabilizados pelo empréstimo estatal junto ao Banco Mundial, para que a água chegue às torneiras da cidade com qualidade e em quantidade necessárias. Na obra, foram implementadas tubulações, construídos reservatório elevado (400 m³) e a estação elevatória, além da realizada a perfuração de dois poços e cerca de 1500 ligações às residências.
A reestruturação vai atender desde a captação à adução e reserva da água, culminando em sua distribuição e ligação até às residências. A necessidade se deu diante da ineficiência do atual sistema de abastecimento da cidade – gerido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) – e da impossibilidade da Caern administrar o esgotamento sanitário implementado também pelo Projeto, uma vez que a gestão de água era ineficaz. A obra de esgotamento também foi visitada pela comitiva.
“Muito em breve, a população, os visitantes e os turistas de São Miguel do Gostoso vão usufruir do município com mais conforto e saúde. Com água de qualidade em suas torneiras. Isso é dignidade para o povo potiguar”, pontuou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coêlho.
De São Miguel do Gostoso, os especialistas seguiram para o município de Goianinha, onde visitaram a Associação dos Moradores do Catu, localizado em uma comunidade indígena onde 50 famílias passaram a ter acesso à água depois de receberem um sistema simplificado de abastecimento. O investimento ultrapassou os R$ 220 mil e também incluiu a construção de banheiros em cada residência.
REUNIÕES – UGP Outras reuniões aconteceram na Unidade Gestora do Projeto. No início da tarde, as equipes discutiram pontos da carta-consulta para a implementação de um próximo Projeto por meio de empréstimo junto ao Banco Mundial, contando com representantes e gestores de diversas pastas e autarquias estaduais, além de técnicos do atual projeto – Governo Cidadão.
Em seguida, ainda na UGP, houve a discussão sobre os arranjos de gerenciamento, com a apresentação dos relatórios financeiros e de controles internos, a revisão dos fluxos de fundos e desembolsos, além dos apontamentos da auditoria externa do Projeto e solicitações do Tribunal de Contas do Estado (TCE RN).
Educação também foi uma temática das discussões deste quarto dia de Missão. O Secretário Gustavo Coêlho capitaneou a reunião e, junto ao setor de Engenharia do Projeto e membros da UES Seec RN, trataram de pontos para a conclusão do Acordo, apresentando a Pesquisa de Satisfação aplicada nas escolas que receberam investimentos do Governo Cidadão; de pendências nas obras e conclusão de entrega de bens.
Pelo Projeto, participaram das agendas desta quinta-feira (27), o secretário Gustavo Côelho, a gerente Ana Guedes, os coordenadores da Engenharia e do Ambiental Sérgio Araújo e Andréa Batista. Pelo Governo do Estado, o secretário adjunto da Semarh, Auricélio de Oliveira, e representantes do Igarn. Da parte do Banco Mundial, estiveram presentes, entre gestores e especialistas, Leonardo Bichara, Adriana Martins, Luís Dias, Lauro Bassi, Paula Freitas, Paulo Fonseca, Anna Roumani, João Guilherme, Juliana Paiva e Fátima Alves.
SOBRE O GOVERNO CIDADÃO É um projeto multisetorial integrado que tem como meta contribuir com as mudanças no cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, através da implementação de um conjunto de ações articuladas destinadas a reverter o baixo dinamismo do Estado, com foco na redução das desigualdades regionais, além de apoiar ações de modernização da gestão pública para prestação de serviços de forma mais eficaz e eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população potiguar.