Obras de recuperação da Barragem de Lucrécia passam por inspeção final
Assecom Governo Cidadão05/04/2023
Vistoria foi realizada por especialistas contratados pelo Governo do RN, por meio do Governo Cidadão e da Semarh
Os especialistas do Painel de Segurança de Barragens, contratados pelo Governo do Estado, estiveram nesta terça-feira (04) no município de Lucrécia para a última inspeção às obras do reservatório. Após a visita, nesta quarta-feira (05), os especialistas Gilberto Canali, Roneí Carvalho e Manoel de Freitas se reuniram com o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Côelho, e com a equipe de Engenharia do Projeto Governo Cidadão, para avaliar todas as frentes do serviço de recuperação que envolveu o barramento principal e secundário da barragem. Para conclusão total, está sendo finalizado o abrigo onde funcionará a central de monitoramento do reservatório.
“O progresso das obras foi avaliado positivamente pelos painelistas. Agora, estamos concluindo a central de monitoramento, onde ficarão os equipamentos de controle de sonorização e, em caso de emergência será ativado para o alerta em massa”, explicou o secretário Gustavo Coêlho.
Depois de totalmente finalizado, a Semarh e o Igarn seguirão monitorando a barragem e o volume de água armazenado, as precipitações pluviométricas e comportamento da estrutura dos maciços.
SOBRE A OBRA A Barragem de Lucrécia tem quase 90 anos e é de responsabilidade do Governo do Estado. Para se adequar à Política Nacional de Segurança de Barragens e atender às recomendações dos consultores do Painel de Segurança contratados pelo Governo, a gestão tomou uma série de medidas preventivas, entre elas a execução de um Plano de Ação de Emergência (PAE).
A primeira visita dos especialistas ocorreu em 2019, quando foi detectado um indicativo de instabilidade nos dois barramentos e recomendada a realização de obras complementares, que começaram em maio daquele ano.