Espaço receberá, inicialmente, gestantes atendidas na unidade, erguida em Mossoró após R$ 134 milhões de investimentos, via Governo Cidadão
O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, inaugurou nesta quinta-feira (9) a sua sala de vacina. Inicialmente destinada às gestantes de alto risco e crianças que são acompanhadas na unidade, a sala irá disponibilizar as vacinas dT (difteria e tétano), dTpa (difteria, tétano e coqueluche), hepatite B, além de influenza e covid. Maior unidade da rede estadual de saúde, o hospital foi inaugurado em dezembro de 2022, após os investimentos de R$ 134 milhões do Governo do RN, viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão, com recursos estaduais do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.
A abertura da sala de vacinação é parte do planejamento de operação gradativa dos serviços do Hospital, sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). "É mais uma oportunidade de acesso para esse público, para ficarem com sua vacinação em dia e consequentemente o estado aumentar as coberturas vacinais. Assim conseguimos garantir a proteção dessas mães e reduzir as complicações no parto e complicações futuras para o bebê", explicou Laiane Graziela, coordenadora de imunização da Sesap.
A ideia é implantar dentro do fluxo do hospital a conferência do cartão de vacina da gestante no momento em que ela chega e encaminhá-la para a sala de vacina conforme a necessidade, assim como das crianças atendidas no Ambulatório. Futuramente também poderão ser imunizadas as crianças que nascerem no hospital, com as vacinas BCG e hepatite B.O Hospital da Mulher é voltado ao acolhimento de pacientes dos mais de 60 municípios das regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu, com mais de 160 leitos e uma estrutura de primeira linha com capacidade para mais de 20 mil atendimentos por ano.