Saúde: Equipes do Governo Cidadão e Banco Mundial inspecionam obra do Hospital da Mulher
Assecom Governo Cidadão 07/11/2022
Governadora esteve presente na visita à unidade
A Missão de Supervisão ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN - Governo Cidadão pelo Banco Mundial, em curso desde a semana passada, iniciou a tarde desta segunda-feira (7) com visita à obra do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró.
A visita que foca a conclusão dos investimentos na área da saúde, contou com a participação da governadora Fátima Bezerra. Na ocasião, as equipes do Projeto, junto à gerente de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Sophie Naudeau; o co-gerente do Projeto pelo Banco Mundial, Leonardo Bichara; e os especialistas Anna Roumani e João Guilherme Queiroz inspecionaram a reforma da unidade quando foram pontuadas as etapas para a finalização da obra, como a instalação dos equipamentos restantes e a implementação da unidade, em si.
“Promover Saúde é promover dignidade. Aqui podemos ver o Hospital da Mulher quase que completamente pronto. Aqui teremos a maior unidade estadual de Saúde que vai mudar a realidade no que diz respeito à assistência da Saúde da Mulher e Materno-infantil no estado”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
A unidade, que está recebendo a aplicação do Poder Executivo Estadual de R$ 134 milhões – viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial – conta com cerca de 90% da estrutura física concluída. Ao todo, serão mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é de 20 mil atendimentos anuais, de pacientes de mais de 60 municípios.
“Essa é mais uma inspeção para acompanhar a conclusão desta importante obra da região. Intervenção que vai fortalecer a área da saúde e mudar a realidade de milhares de norte-rio-grandenses, a partir da entrega da unidade à população”, disse o secretário Gustavo Coêlho.
Ressaltando o papel do Banco Mundial no desenvolvimento econômico e social dos Estados, por meio de empréstimos financeiros que viabilizam a implementação de políticas públicas e realização de projetos estruturais, a gerente de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Sophie Naudeau disse que “fortalecer a Saúde da Mulher e das crianças faz parte dessas ações. Ter a oportunidade de ver um hospital deste porte quase finalizado é de grande importância. Estou muito feliz em poder participar desse momento, sabendo que muito em breve, quando em funcionamento, será um equipamento transformador para à população”.
Ainda participaram do momento, a secretária adjunta de Saúde, Lyane Ramalho; pelo Projeto, a gerente executiva, Ana Guedes; a gerente da Ues Sesap, Mércia Moraes; o subcoordenador Marco França e o consultor em Engenharia, Sérgio Araújo. Também estavam presentes o deputado federal eleito e ex coordenador do Projeto, Fernando Mineiro; a deputada Isolda Dantas e a deputada estadual eleita, Divaneide Basílio.