Missão do Banco Mundial: equipes visitam obras de unidade de Saúde na região Assú-Mossoró
Assecom Governo Cidadão01/11/2022
Hospital da Mulher, em Mossoró e Regional de Assú foram inspecionados nesta terça-feira (1)
Em continuidade à Missão de Supervisão do Banco Mundial ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão, iniciada na segunda-feira (31), e com vistas à conclusão dos investimentos na área de Saúde, as equipes da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) e o especialista da área do Banco Mundial, Ezaú Pontes, visitaram as obras das Unidades de Saúde da região Assu-Mossoró.
As inspeções ocorreram durante toda esta terça-feira (1) e teve uma primeira parada em Mossoró, para acompanhar a obra e instalação de aparelhos e mobiliários do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.
A unidade, que está recebendo a aplicação do Executivo estadual de R$ 134 milhões – viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, conta com cerca de 90% da estrutura física concluída. Após a visita, a comitiva reuniu-se com a empresa executora, CG Construções, para tratar das pendências a serem agilizadas para a abertura do equipamento.
Ao todo, serão mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é de 20 mil atendimentos anuais, de pacientes de mais de 60 municípios.
Em seguida, a visita ocorreu no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, no município de Assú. A reforma na unidade, que contemplou a restauração de pisos e revestimentos, pinturas e renovação das instalações (elétricas e hidráulicas), já está 95% concluída, faltando acabamentos finais e a conclusão da acessibilidade, polimento piso e limpeza. Nesta iniciativa, estão sendo aplicados R$ 3,8 milhões, também via Governo Cidadão.
A partir deste novo projeto, o hospital contará com 8 leitos de saúde mental e salas específicas para ultrassom, cardiotocógrafo, raio-x, pequenas cirurgias e dois leitos para estabilização. A área materna também será beneficiada, com a construção de duas salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto); terá melhoria nas enfermarias de clínica médica, clínica cirúrgica, isolamento, alojamento conjunto, sala de pré-parto e centro de recuperação; e nas duas salas de cirurgia.
“Esses equipamentos que visitamos hoje, e serão concluídos ainda este ano, vão potencializar o atendimento da rede materna-infantil do Estado, mudando a realidade da região Assu-Mossoró, como também fortalecendo a retaguarda no que diz respeito à porta de Urgência e Emergência aqui em Assú e região”, destacou o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia.
Ainda participaram da visita, pelo Projeto, a gerente executiva, Ana Guedes; a gerente da Ues Sesap, Mércia Moraes; o subcoordenador Marco França; os consultores em engenharia biomédica Bruno Linhares e Diogo Feitosa, e de Engenharia Júlio César.