Governo Cidadão e Banco Mundial iniciam segunda Missão de supervisão de 2022
Governo Cidadão31/10/2022
Agenda em Natal discute Hospital da Mulher e outras ações em Saúde até quinta-feira (3)
Com foco na finalização dos investimentos na área de Saúde, principalmente da implementação do Hospital da Mulher em Mossoró, o secretário de Estado da Infraestrutura e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coêlho, recebeu na sede do Projeto, na Seplan, no Centro Administrativo, em Natal, o especialista da área do Banco Mundial, Ezaú Pontes, para Missão de Supervisão ao Projeto.
Durante toda esta segunda-feira (31), ocorreram reuniões da agenda que prossegue até a quinta-feira (03), inclusive com visita programada para o hospital mossoroense em construção. Na ocasião, foram discutidas as etapas para a finalização da obra, como a instalação dos equipamentos restantes, bem como a implementação da unidade.
“Estamos agilizando não somente a conclusão dos ambientes, como também das licitações, para que os equipamentos sejam instalados no menor prazo possível, e o hospital seja entregue à população”, disse o secretário Gustavo Coêlho, lembrando que a obra já conta com cerca de 90% de execução física concluída.
Corroborando Coêlho, a secretária adjunta de Saúde, Lyane Ramalho, lembrou que “para o funcionamento pleno do Hospital, depois da conclusão e instalação dos aparelhos, faz-se necessário que ocorra todo o processo legal, como a regularização da personalidade jurídica junto ao Ministério da Saúde (CNES), emissão de alvarás e licenças como as do IDEMA, Suvisa, AVCB, treinamento de Brigada, Habite-se, implementação de protocolos, carta de serviços e de sistemas operacionais, além de treinamento dos recursos humanos”.
Ainda participaram do encontro, pelo Projeto, a gerente executiva, Ana Guedes; a gerente da Ues Sesap, Mércia Moraes; o subcoordenador Marco França; os consultores em engenharia biomédica Bruno Linhares e Diogo Feitosa, e de Engenharia Júlio César, além do fiscal da obra, Ronald Dantas. À tarde, as discussões contaram com a presença do secretário de Estado da Saúde, Cipriano Maia.
Hospital da Mulher O Governo do Estado está aplicando R$ 134 milhões no Hospital da Mulher. Os recursos são viabilizados pelo Governo Cidadão, com fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura, gestão da Secretaria de Estado da Saúde e a partir do empréstimo estadual com o Banco Mundial. Ao todo, serão mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é de 20 mil atendimentos anuais, de pacientes de mais de 60 municípios.